25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Reeducandos da Unidade Penitenciária de Cruzeiro do Sul trabalham na marcenaria do presídio

Publicado em 05/07/2024

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) desenvolve muitos projetos de ressocialização no Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul. Entre eles, se destaca o trabalho realizado na marcenaria do presídio. São 65 homens privados de liberdade trabalhando em diversas áreas de produção. Desses, 3 trabalham na marcenaria. Eles constroem móveis, portas, itens de decoração, utensílios, entre outros.

O trabalho realizado pelos reeducandos na marcenaria, além de ajudar na remissão da pena, já que a cada 3 dias trabalhados, eles ganham 1 dia de remissão, também dá uma nova perspectiva de vida: podem sair do sistema penitenciário profissionalizados e com experiência, pois lá têm a oportunidade de aprender um novo ofício.

J. N. M. é um desses homens e começou a trabalhar como marceneiro da unidade Manoel Neri há 1 ano e meio. Antes, ele fazia o artesanato com marchetaria, agora trabalha fabricando móveis e decorações. “Eu estou [aqui] há quatro anos, mas trabalhando como marceneiro mesmo, eu estou há um ano e seis meses. Eu adoro fazer isso aqui, trabalhar. E aqui foi uma oportunidade que chegou”, explica.  Ele conta, ainda, que tem planos de abrir um negócio quando voltar à sociedade: “É isso que eu quero. Meu sonho é montar um pequeno negócio, ver se o Sebrae dá força aí para poder começar”.

O chefe de Divisão de Estabelecimentos Penais de Cruzeiro do Sul, Elves Barros, explica que, além da marcenaria e construção de móveis, os detentos aprendem a fazer a marchetaria. “Aqui nós temos a oficina de trabalho da marcenaria, onde os detentos trabalham os móveis de forma artesanal. Temos os nossos equipamentos aqui e as peças produzidos na nossa unidade são vendidas ou doadas para os órgãos do Estado”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Servidores do Iapen realizam visita técnica em sistema prisional dos estados do Alagoas, Ceará e Espírito Santo

Marcio Nunes

A vice-governadora Mailza Assis comenta pesquisa para governo do Acre

Raimundo Souza

Manutenção preventiva de árvores pode prevenir acidentes com rede elétrica

Jamile Romano

Cabeceira da ponte do Judia apresenta estabilidade após ações emergenciais da Prefeitura

Marcio Nunes

Com mais de 240 mil empregados, taxa de ocupação no Acre sobe e chega a 48,8%

Jamile Romano

Federação de Judô do Estado Acre: Convocação!

Raimundo Souza