25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 8 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Reconhecimento para exportação de carne bovina do Acre para o Canadá pode impulsionar comércio exterior

Atualizada em 08/02/2024 08:55

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e do Instituto de Defesa Animal e Florestal (Idaf-AC), comemorou o reconhecimento para exportação de carne bovina maturada, desossada e sem linfonodos do Acre para o Canadá. A autorização ocorreu por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), após uma análise criteriosa realizada pela Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA) e reconheceu também os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia, além de 14 municípios do Amazonas e 5 de Mato Grosso.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, lembrou que esse é um esforço que envolve diversos órgãos das esferas estadual e federal na busca do fortalecimento da cadeia produtiva. Destacou, ainda, a criação de um ambiente favorável de negócios atrativos para o qual o estado encontra-se elegível.

“A indústria de proteína animal acreana vive o seu melhor momento, se destacando cada vez mais na produção bovina e suína. O dever de casa foi feito quando conquistamos, com o esforço do nosso governador Gladson Cameli e o apoio do governo federal, o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. O principal desafio agora é fomentar investimentos para que novas plantas se habilitem para conquistar o mercado internacional”, analisou.

Ainda de acordo Mesquita, se faz necessário colocar no debate a capacidade da indústria de transformação. O titular da Seict chamou a atenção para a complexidade da cultura bovina que envolve desde o pecuarista, passando pelos frigoríficos, transportadores, distribuidores, até chegar ao consumidor. Atualmente, de 18 plantas frigoríficas, 3 estão habilitadas a fazer exportação.

“Temos que parabenizar as plantas frigoríficas que já exportam para o Peru, República Dominicana, Arábia Saudita, Uruguai, Paraguai e Hong-Kong. A qualidade da carne bovina do Acre reforça o compromisso contínuo dos nossos pecuaristas com os padrões sanitários e as exigências internacionais. A possibilidade de exportação para o Canadá impulsionará a balança comercial e o comércio exterior”, acrescentou Mesquita.

O presidente do Idaf no Acre, José Francisco Thum, afirmou que além dos países já mencionados, o estado aguarda pelos resultados das missões internacionais que avaliaram, no caso, a República das Filipinas e a China.  “Com a possibilidade de exportação para países com mercado potencial, como o Canadá, passamos a ser vistos com maior interesse por outras regiões. Seguimos avançando e fortalecendo nossas ações sanitárias”, observou Francisco Thum.

Em 2023, o Brasil exportou carne bovina no valor de mais de 10,541 bilhões de dólares, correspondendo a 2,28 milhões de toneladas. O Canadá importou US$ 39 milhões em carne bovina brasileira (8.192.380 kg), registrando um aumento de 18% em comparação com 2022.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

No Acre, professora faz carreata em comemoração a última quimioterapia

Jamile Romano

Em nota técnica entregue ao MEC, Socorro Neri propõe melhorias na formação de professores

Marcio Nunes

Companhia aérea deve indenizar criança com transtorno do espectro autista e genitora

Jamile Romano

Em Porto Acre, vice-governadora Mailza visita navio-hospital da Marinha, agradece apoio e reforça parceria do Estado

Jamile Romano

Governo do Acre anuncia abertura de processo seletivo para estágios

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco alerta sobre aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Jamile Romano