24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Queimadas espalham altos níveis de gás sem cheiro e danoso à saúde

Conclusão é da MetSul Meteorologia

Queimadas no estado de São Paulo Foto: Joel Silva/Fotoarena/Agência O Globo

A MetSul Meteorologia alertou que os incêndios que atingem o território brasileiro e de países vizinhos está liberando “níveis altíssimos” de monóxido de carbono (CO) variadas regiões do Brasil. Esse gás, que não possui cor e nem cheiro, é fatal quando inalado em ambientes fechados.

Segundo o doutor em biologia e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lucas Ferrante, disse ao jornal O Globo, a Amazônia é uma “importante exportadora de vapor d’água para o sul e sudeste do Brasil, além de países como Argentina e Paraguai”, entretanto, devido à crise climática, ela se tornou uma “grande exportadora de um rio voador de fumaça e monóxido de carbono”.

Esse gás está encobrindo especialmente o estado de São Paulo, a região amazônia e o Centro-Oeste do Brasil. Ele se espalha através dos ventos e padrões de circulação da baixa atmosfera.

– O monóxido de carbono é um gás traço na atmosfera e não tem efeito direto na temperatura global, como o metano e o dióxido de carbono. No entanto, o monóxido de carbono desempenha um papel importante na química atmosférica e afeta a capacidade da atmosfera de se limpar de muitos outros gases poluentes. Em combinação com outros poluentes e luz solar, ele também participa da formação de ozônio atmosférico inferior [“ruim”] e da poluição urbana – explica a MetSul.

Ferrante enumera alguns dos sintomas que a inalação de monóxido de carbono em excesso pode causar. Segundo ele, o comprometimento do transporte de oxigênio para os tecidos e órgãos pode gerar tontura, confusão mental, dificuldade de concentração, dificuldade respiratória e arritmias cardíacas.

O alto índice de incêndios no Brasil são decorrentes do período de seca intensa que o país está enfrentando, ondas de calor e queimadas provocadas pela ação humana.

Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Terceira fábrica de chinelos é inaugurada em sistema prisional do Acre

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco fortalece ações de saúde com mais uma edição do Programa Saúde na Comunidade no Vila Acre

Raimundo Souza

VÍDEO: tempestade destrói residências em município do interior do Acre e gera danos financeiros.

Raimundo Souza

Projeto ‘Ei, você consegue!’ acolhe mulheres vítimas de violência doméstica no Acre

Redacao

Inmet emite alerta amarelo de possível perigo para o estado do Acre até domingo

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco informa data das inscrições para crianças em idade de creches

Raimundo Souza