23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Queda de raio fere dezenas de apoiadores em ato de Nikolas em Brasília

Publicado em 25/01/2026

Felipe PereiraDo UOL, em Brasília

A queda de um raio atingiu dezenas de pessoas e deixou oito hospitalizadas durante o
ato convocado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em Brasília, neste domingo.

O que aconteceu

Oito pessoas estão hospitalizadas após terem sido atingidas pela descarga
elétrica. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas tiveram queimaduras
nas mãos e na região do tórax. Não há informação se há crianças entre os feridos.

Testemunhas relataram que várias pessoas caíram no chão após sofrerem
choques elétricos. Chovia forte no momento do incidente na praça do Cruzeiro.

Bombeiros falam em 72 atendimentos durante o ato. Trinta pessoas foram levadas ao Hospital Regional da Asa Norte e ao Hospital de Base do Distrito Federal e outras 42 foram atendidas no local.

Há casos de hipotermia. Ainda segundo os bombeiros, entre os atendimentos há casos de pessoas com hipotermia, causados pela queda de temperatura e também como sintoma da descarga elétrica.

Um bombeiro explicou que, em descargas elétricas desse tipo, o raio pode atingir o chão e se propagar pelo corpo das pessoas. Segundo relatos, quem estava segurando a grade metálica foi mais afetado. Em determinado momento, houve orientação para que o público se mantivesse a cerca de 500 metros da grade.

Um guindaste que sustentava uma bandeira do Brasil foi apontado como possível ponto de atração de raios e precisou ser abaixado. O sistema de som e equipamentos elétricos foram desligados por precaução. Bombeiros também orientaram que as pessoas não se abrigassem sob árvores, mas buscassem locais mais seguros, sob prédios.

Depois do raio, pessoas desacordadas foram carregadas nos braços até uma ambulância. Também havia pessoas sentadas e deitadas no chão. Algumas vítimas apresentavam sinais de desorientação.

A equipe de socorro atendia uma mulher dentro da ambulância enquanto familiares, em estado de choque, tentavam reanimar parentes caídos. Com a abertura da grade que isolava o veículo, mais pessoas se aproximaram em busca de ajuda. Um pai desesperado pedia socorro, enquanto outra pessoa oferecia a própria perna para apoiar a cabeça de uma jovem deitada no chão.

Do carro de som, organizadores pediam insistentemente para que o público se afastasse das grades. O locutor informava que havia pessoas feridas por choques elétricos.

Tendas de atendimento foram montadas no Memorial JK. De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas pessoas foram atendidas com batimentos cardíacos baixos, enquanto outras se queixavam de dormência no corpo. Havia também pessoas em estado de choque.

Tenda montada no Memorial JK para atender feridos em ato de Nikolas Imagem: Felipe Pereira/UOL

Ato não foi cancelado após o incidente. Alguns manifestantes deixaram o local, mas muitos ficaram e gritavam “Eu não vou embora”. A cada novo relâmpago, no entanto, se abaixavam e gritavam de medo. Equipamentos elétricos e cabos foram retirados por segurança. De acordo com a deputada Bia Kicis, uma das organizadoras do ato, não houve feridos graves.

Nikolas Ferreira discursou na sequência, sem mencionar o episódio ou os feridos. Deputado federal criticou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pediu a criação de CPIs para investigar a fraude no INSS e o Banco Master e afirmou que “o Nordeste vai ser livre”.

Organização retira equipamentos elétricos de ato de Nikolas devido à chuva Imagem: Felipe Pereira/UOL

Câmeras saíram do ar devido ao raio. Seguranças do Memorial JK relataram ao UOL que as câmeras do circuito interno do memorial saíram do ar quando o raio caiu e demoraram alguns segundos para voltar a funcionar.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Projeto literário desperta gosto pela leitura na Escola Elozira dos Santos Thomé

Redacao

Senado elege novo presidente, com Alcolumbre favorito; assista ao vivo

Raimundo Souza

Torcedores chegam cedo à reinauguração da Arena da Floresta e apostam em placar elástico em Santa Cruz e Flamengo

Raimundo Souza

Caixa paga nesta quinta-feira 1ª parcela do Bolsa Família de 2024

Jamile Romano

Pacote de Lula dá fôlego às exportadoras, mas acende alerta de novo risco fiscal

Raimundo Souza

Vacina do HPV avança no público-alvo, mas precisa resgatar mais velhos

Kevin Souza