23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeralPolítica

Queda de MP sobre taxações gera guerra de narrativas entre governo e oposição

Publicado em 09/10/2025

A Medida Provisória (MP) que previa novas taxações sobre transações financeiras perdeu a validade à meia-noite desta quinta-feira (9), sem ser votada integralmente pelo Congresso. A retirada do texto da pauta da Câmara representou uma derrota para o governo Lula (PT) e gerou uma guerra de narrativas entre governo e oposição.

Segundo estimativas da equipe econômica, a queda da MP representa uma perda de R$ 17 bilhões em arrecadação para 2026. Apesar de manobras políticas, inclusive com o presidente Lula exonerando ministros-deputados para reforçar a base aliada, o governo não conseguiu conter a pressão do Centrão e da oposição, que conseguiram retirar a MP da pauta antes da votação final.

Narrativas em disputa

  • Governo: Alega que a oposição sabotou a arrecadação por interesse político e prejudicou os programas sociais. Defensores do governo dizem que a MP corrigiria distorções tributárias, taxando mais os ricos, e afirmam que a derrota pode ser usada como “discurso político” contra um “Congresso inimigo do povo”.

  • Oposição: Rebatizou a proposta como “taxa-tudo”, alegando que ela aumentaria impostos sobre investimentos atualmente isentos, penalizando a população. Líderes da centro-direita também criticaram o uso eleitoral da arrecadação extra pelo governo.

A base governista também acusou traições dentro da Câmara, embora tenha poupado o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Partidos como PP, União Brasil e a bancada ruralista se posicionaram contra a MP.

A derrota já era considerada provável desde terça-feira (7), quando o texto passou por apenas um voto na comissão mista. Sem segurança no número de votos para aprová-la no plenário, os opositores optaram por retirar a matéria da pauta, encerrando sua tramitação sem debate artigo por artigo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deputados do Acre se dividem em votação sobre regulamentação de serviços de streaming no Brasil

Kevin Souza

Seplan divulga resultados da pesquisa de custo da cesta básica do mês de julho

Kevin Souza

Mais de 600 crianças nascidas no Acre em 2025 não possuem o nome do pai no registro

Kevin Souza

Cid disse que Michelle e Eduardo Bolsonaro compunham ala mais radical da trama golpista

Raimundo Souza

Governo do Acre articula vaga em Manaus e garante tratamento para bebê de Pauini/AM

Raimundo Souza

Tragédia no Céu do Acre: Há 54 Anos, o Maior Acidente Aéreo da História do Estado Ceifava 33 Vidas

Raimundo Souza