23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Quase 77 mil famílias no Acre podem ter acesso à Tarifa Social na conta de energia elétrica  

Publicado em 09/09/2025
O benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica é concedido automaticamente para famílias de baixa renda que se enquadram no programa do Governo Federal e estão com o cadastro atualizado. O desconto, que é de 100%, vem relacionado no campo “demonstrativo” da fatura e pode ser conferido mensalmente pelo próprio cliente.
No Acre, mais de 90.994 mil famílias já recebem o desconto na fatura de energia, mas ainda há um potencial de 76.738 mil clientes que ainda não estão recebendo o benefício por falta de atualização cadastral. Essa atualização deve ser feita a cada dois anos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município.
“Há situações de famílias de baixa renda que não recebem o benefício da tarifa social porque estão com cadastro desatualizado na Energisa ou no CadÚnico do governo federal. A concessionária usa os mesmos dados do governo na hora de conceder o desconto automático da tarifa social, por isso é indispensável que o titular da conta de energia seja o mesmo CPF que consta no CadÚnico”, explica a coordenadora da Energisa Acre, Camila Pessoa.
Para receber o benefício, é preciso ter um dos seguintes critérios: Famílias com consumo de até 80 kWh por mês e renda per capital de até meio salário-mínimo podem ter isenção total no consumo de energia. Mas, a conta pode incluir ICMS e contribuição de iluminação pública, de acordo com as leis estaduais e municipais. Clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), famílias indígenas, quilombolas ou atendidos pelos Sistemas Isolados (SISOLs) só serão cobrados pelo consumo que exceder 80kwh.
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Servidor do Estado contribui com livro que debate problemas e soluções para a Amazônia Legal

Marcio Nunes

Hemoacre bate recorde de doações no Dia Nacional do Doador de Sangue

Jamile Romano

Saúde promove encontro para melhorar gerenciamento de leitos na Fundhacre

Marcio Nunes

Com itinerário estendido, Bocalom realiza carreata do Manoel Julião ao Lago do Amor

Marcio Nunes

Lei no Acre autoriza criação de 1ª loteria estadual; entenda

Raimundo Souza

Sefaz disponibiliza boletos do IPVA para impressão e pagamento a partir desta quarta-feira

Jamile Romano