25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Quase 70 mil pessoas estão em abrigos gaúchos devido às fortes chuvas

O Rio Grande do Sul contabiliza quase 70 mil (69.617) pessoas acolhidas temporariamente em abrigos, porque foram forçadas a sair de suas residências devido às fortes chuvas que caem no estado desde 29 de abril. O dado consta no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta sexta-feira (10).

O documento mostra também que 337.116 pessoas estão desalojadas em todo o estado. Além disso, o número de municípios gaúchos afetados pelos temporais chega a 435, o que representa 87,5% do total do estado (497).

Ao todo, 17,6% população total do estado, ou 1,916 milhão de pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos, de um total de 10,88 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul, conforme Censo de 2022  do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até o momento, 113 vítimas fatais estão confirmadas e os nomes das pessoas mortas identificadas foram divulgados pela Defesa Civil estadual.

Ainda há uma morte em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. Porém, o número de óbitos pode aumentar porque 146 pessoas ainda estão desaparecidas. No levantamento oficial, em todo o estado, há 756 feridos.

 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Base do governo na Câmara vai ao STF contra PEC da Blindagem

Redacao

Nova lei muda feriados e domingos a partir de 1º de julho 2025, veja detalhes

Raimundo Souza

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Jamile Romano

Ainda precisa tomar a vacina da Covid a cada 6 meses? Entenda como está a vacinação

Jamile Romano

Aneel reduz para amarela bandeira tarifária de energia em novembro

Marcio Nunes

Congresso derruba veto de Lula à desoneração da folha

Marcio Nunes