28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Quase 70 mil pessoas estão em abrigos gaúchos devido às fortes chuvas

Atualizada em 10/05/2024 10:42

O Rio Grande do Sul contabiliza quase 70 mil (69.617) pessoas acolhidas temporariamente em abrigos, porque foram forçadas a sair de suas residências devido às fortes chuvas que caem no estado desde 29 de abril. O dado consta no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta sexta-feira (10).

O documento mostra também que 337.116 pessoas estão desalojadas em todo o estado. Além disso, o número de municípios gaúchos afetados pelos temporais chega a 435, o que representa 87,5% do total do estado (497).

Ao todo, 17,6% população total do estado, ou 1,916 milhão de pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos, de um total de 10,88 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul, conforme Censo de 2022  do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até o momento, 113 vítimas fatais estão confirmadas e os nomes das pessoas mortas identificadas foram divulgados pela Defesa Civil estadual.

Ainda há uma morte em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. Porém, o número de óbitos pode aumentar porque 146 pessoas ainda estão desaparecidas. No levantamento oficial, em todo o estado, há 756 feridos.

 

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Com nova regra, juros do rotativo do cartão não poderão ultrapassar dívida original a partir de hoje; entenda

Jamile Romano

Moraes rejeita pedido da CGU em provas usadas contra Bolsonaro

Raimundo Souza

Vacinação contra gripe na região Norte/ Acre e outros estados continua até julho deste ano de 2025

Raimundo Souza

Bolsa Família: governo prevê revisar dados de 7 milhões de famílias em 2024

Jamile Romano

Brasil leva 3 ouros e 1 bronze no surfe… para cachorros; conheça Cacau, a grande campeã

Raimundo Souza

Trabalho escravo: governo inclui 248 empregadores em lista suja

Marcio Nunes