22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Projeto ‘Nossa Escola tem Leitores’ transforma rotina de estudantes no Calafate

Publicado em 04/10/2025

Um projeto de incentivo à leitura vem mudando a rotina de alunos da Escola Estadual Professor Almada Brito, localizada no bairro Calafate, em Rio Branco. Intitulada Nossa Escola tem Leitores, a iniciativa tem despertado nos estudantes o gosto pelos livros e ampliado significativamente o repertório literário da comunidade escolar.

Projeto visa devolver o gosto pela leitura aos estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com a direção da instituição, apenas na segunda edição do projeto, iniciada no primeiro semestre deste ano, alguns alunos chegaram a ler mais de 70 livros. A proposta inclui a circulação de caixas de livros nas salas de aula, empréstimos na biblioteca e até o envolvimento das famílias, que incentivam as crianças a levarem obras para casa.

A pequena Estefane Lima, de 9 anos, aluna do 4º ano, é um exemplo do entusiasmo gerado pela ação. “Eu já li mais de 30 livros. Gostei muito da história sobre bullying e também das histórias bíblicas. Aprendi que não devemos fazer bullying com os colegas, porque isso é feio”, contou.

Com o projeto, alunos como a Estefane têm acesso à literatura e à arte. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Outra estudante que se destacou foi Evellyn de Araújo, de 10 anos, do 5º ano. “Quando cheguei no 35, perdi as contas. Eu lembro de cinco livros. O que eu mais gostei foi Os 12 Trabalhos de Hércules, que fala da mitologia grega. Acho esse projeto muito importante porque ler ajuda a interpretar melhor. E é mais importante ler um livro do que ficar no celular, porque a tela pode fazer mal para a visão”, refletiu.

Evellin passou a preferir os livros ao celular. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A gestora da escola, Elane Soares, destacou que o projeto não apenas estimula a leitura, mas também auxilia na aprendizagem. “Nós tivemos alunos que chegaram a ler 73 livros só no primeiro semestre. Criamos uma campanha de doação de obras literárias. As crianças estão se encantando com as histórias, aumentando o repertório de palavras e desenvolvendo a proficiência leitora”, ressaltou.

Contação de história

Como parte do projeto, no final de agosto os estudantes participaram de uma tarde especial com o MultiArte, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), que levou contação de histórias, cantigas de roda, teatro e música para a escola. A ação busca integrar arte e educação, aproximando autores e obras dos alunos.

Como parte do projeto, o MultiArte da SEE realizou apresentações de contação de histórias e música. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A escritora Marília Bonfim, integrante do MultiArte, compartilhou com as crianças seu próprio livro infantil. “No começo fiquei tímida em apresentar minha obra, mas percebi a importância de mostrar às crianças que o autor não é alguém distante. Assim, elas entendem que também podem ser escritores no futuro. Hoje sou autora, mas um dia também fui uma criança como eles”, disse.

Para Marília, a missão é fortalecer e valorizar os projetos de leitura já existentes nas escolas. “Queremos resgatar o gosto pela leitura, mostrar que estamos juntos e trazer o que muitas vezes a escola não consegue, como espetáculos e apresentações culturais. A arte entra como uma aliada nesse processo”, destacou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre participa de criação de resolução inédita que padroniza indicadores criminais no país

Raimundo Souza

Acre participa do lançamento da Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero

Raimundo Souza

Chiclete com Banana anima Festa do Trabalhador em Rio Branco nesta quarta (30), na Arena da Floresta

Jamile Romano

Polícia Militar do Acre encerra 2025 com investimentos estratégicos e resultados históricos

Kevin Souza

Acre decreta emergência por aumento nos casos de SRAG

Raimundo Souza

No Acre, campanha Agosto Lilás foi marcada pela mobilização, prevenção e fortalecimento da rede de proteção às mulheres

Kevin Souza