23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Projeto Esperançar realiza oficinas na Reserva Extrativista Chico Mendes

Publicado em 02/06/2025

A equipe do projeto Esperançar realizou, no período entre 25 e 30 de maio, oficinas de levantamento de referências culturais nas comunidades São João do Guarani, Dois Irmãos e no Seringal Porongaba, localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes, região que abrange os municípios de Xapuri e Brasiléia.

O Esperançar é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria Nacional de Povos Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com o Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Universidade federal do Acre (Ufac) , através do Parque Zoobotânico, e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio.

Esse projeto tem como objetivo realizar o levantamento do patrimônio cultural na Reserva Extrativista Chico Mendes, utilizando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), para fortalecer a cogestão socioambiental, reduzir o desmatamento, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover o turismo comunitário, como economia da biodiversidade.

Entre as principais metas e ações do projeto estão o levantamento cultural, com a realização de seis oficinas comunitárias para mapear referências culturais gerando um relatório consolidado, um Sistema de Informação Geográfica (SIG) com desenvolvimento participativo de mapas de cartografia social.

Também está sendo desenvolvido um SIG integrado, destacando equipamentos comunitários e governamentais, bem como um Plano de Turismo Comunitário, com elaboração de um plano estratégico para consolidar o turismo de base comunitária, com análise de infraestrutura e normativas locais, além de iniciativas práticas com implementação de dois projetos piloto de turismo comunitário após a aprovação do plano, que inclui a capacitação de 12 jovens em turismo comunitário e gestão, incluindo vivência na Chapada do Araripe, estado do Ceará, e produção de material audiovisual.

Segundo a produtora rural Leide Aquino, da comunidade Dois Irmãos, a reserva é um território tão grande, tão diverso e ao mesmo tempo tão próximo que os produtores familiares acreditam que um projeto como esse só fortalece a luta e a unidade do povo que resiste para manter seu território. “Estamos muito gratificados por essa iniciativa, acreditamos que vai nos ajudar cada vez mais a envolver nossa comunidade, em fazer esse resgate da unidade como um todo”.

Raimundo da Silva Pereira, 61 anos, habitante nato da reserva, defendeu a importância de continuar morando na região onde está desde que nasceu, criou seus filhos e onde quer ver os netos crescerem numa vida saudável. “A oficina foi muito importante pois traz novos aprendizados, e é muito animador a possibilidade de atrair visitantes para conhecer nosso modo de vida, conhecer nosso artesanato e incentivo a um turismo que preserve o meio ambiente”.

Severino Brito, do Seringal Porvir, Comunidade Boa Água, relembra uma vida inteira dedicada à atividade extrativista, bem como aos embates para permanecer na terra. “Essa iniciativa de valorizar nossa cultura, despertar na gente essa possibilidade de atrair visitantes, criar alternativas de renda através de um projeto em conformidade com as leis ambientais é muito importante e todos os nossos núcleos de base estarão envolvidos”.

Coordenadora nacional do projeto Esperançar, Fádia Rebouças enfatizou que projeto está começando um trabalho que tem a ver com o turismo, que está relacionado ao fortalecimento da atividade, portanto é essencial ter o máximo de referências culturais coletadas, destacando, ainda, que a coordenação recebeu uma forte demanda em relação à perda de identidade cultural da Resex.

“As atividades do programa têm como objetivo e expectativas que consigamos atuar de modo a fortalecer as identidades tradicionais da Resex Chico Mendes”, lembrou a coordenadora, acrescentando que nessa primeira etapa foram realizadas três oficinas e nos próximos passos está previsto um ciclo de três oficinas para escutar outras comunidades em outros seringais.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cinema de Rio Branco lança promoção de ingressos a R$10

Jamile Romano

Governo empossa Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e inicia campanha Coração Azul

Marcio Nunes

Em visita as obras do elevado da Dias Martins Bocalom promete tranformar o local em um belo ponto turístico

Marcio Nunes

Governo do Acre acompanha andamento das obras da Estrada da Variante em Xapuri

Marcio Nunes

Mutirão de reconstrução mamária segue melhorando qualidade de vida de mulheres sobreviventes do câncer no Acre

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco investe em reforma e ampliação de escolas para atender às exigências do Ministério da Educação

Marcio Nunes