26.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Projeto da Embrapa Acre será destaque na COP30 com foco em agricultura tradicional e sustentabilidade

Publicado em 03/11/2025


Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA) a partir do dia 10 de novembro, a Embrapa vai apresentar um conjunto de iniciativas voltadas à sustentabilidade e à adaptação da agricultura frente às mudanças climáticas. Entre os projetos selecionados para compor a programação, um dos destaques vem do Acre: o Registro dos Sistemas Agrícolas Tradicionais do Alto Juruá (RSAT Alto Juruá)”, coordenado pelo pesquisador Amauri Siviero, da Embrapa Acre.

A pesquisa reúne uma equipe multidisciplinar com especialistas da Embrapa Acre, Embrapa Amazônia Ocidental (AM), Embrapa Amazônia Oriental (PA), Embrapa Solos, além de pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto Federal do Acre (Ifac). O principal objetivo é mapear e valorizar os sistemas agrícolas tradicionais das comunidades ribeirinhas e extrativistas do Vale do Juruá uma das regiões mais ricas em diversidade biológica e cultural da Amazônia.

Segundo a Embrapa, o projeto evidencia como os saberes e práticas agrícolas locais são fundamentais para a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade. Entre os cultivos mais comuns estão feijão, milho, banana e coco, que formam um mosaico de espécies manejadas de forma sustentável pelas famílias agricultoras.

Mais do que garantir alimento, essas práticas estão intimamente ligadas à identidade e à cultura das comunidades. Festivais tradicionais, como a farinhada e as festas do feijão, são exemplos de manifestações que celebram a relação entre agricultura, alimento e pertencimento cultural.

O RSAT Alto Juruá será apresentado dentro da AgriZone, vitrine de inovação e sustentabilidade organizada pela Embrapa durante a COP30. O espaço reunirá projetos de todas as regiões do país que buscam integrar agricultura, biodiversidade e serviços ecossistêmicos, destacando soluções inovadoras e tecnologias limpas adaptadas às realidades locais.

Com o projeto, o Acre reafirma seu papel estratégico no debate sobre agricultura sustentável e valorização do conhecimento tradicional, mostrando que o futuro da produção de alimentos pode e deve caminhar junto com a conservação ambiental e a cultura das comunidades amazônicas.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Raimundo Souza

Bocalom não participará da agenda de Lula em Rio Branco e cita falta de convite oficial

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco estará presente na ExpoAcre 2025 com vitrine de produção e agronegócios

Marcio Nunes

Declaração final do G20 tem acordo entre países, mas Argentina atrapalha

Raimundo Souza

Três agentes da PRF morrem em acidente durante perseguição na Avenida Brasil

Raimundo Souza

Após repercussão, Gol garante passagens de ida e volta para mãe viajar com filho autista no Acre

Kevin Souza