22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Projeto Cidadão realiza mais de 8 mil atendimentos em 2024

Publicado em 02/01/2025

Em 2024, mais de 8 mil atendimentos foram realizados pelo Projeto Cidadão, iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Ao longo de todo o ano, a ação garantiu às populações em vulnerabilidade social e econômica o direito à documentação básica, bem como acesso rápido e gratuito a uma diversidade de serviços públicos.

Ao todo, foram realizados 8.789 atendimentos. Sendo contemplados os municípios de: Sena Madureira, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Brasiléia, Capixaba, Acrelândia, Manoel Urbano, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Feijó, Assis Brasil, Plácido de Castro e Jordão. Em Rio Branco, a iniciativa foi voltada para a população em situação de rua.

Comunidades indígenas

A ação este ano se voltou também para o atendimento de comunidades indígenas, no intuito de democratizar a prestação jurisdicional para todas as cidadãs e cidadãos. Desta vez, foram oferecidos serviços às etnias Puyanawa, Huni Kuin, Kulina, Nukini, Nawas, Shanenawa, Ashaninka e Manchineri.

O Projeto Cidadão contou com a prestação de diversos serviços públicos, como: emissão de RG, CPF, título de eleitor, carteira de reservista, certidão de nascimento e casamento (1ª e 2ª via), atendimentos jurisdicionais, orientação jurídica, consultas médicas e odontológicas, testes rápidos (Hepatite B e C, Sífilis e HIV) e orientação previdenciária.

Outro serviço bastante buscado pela população foi o Casamento Coletivo, que neste ano proporcionou o matrimônio de 1.320 casais. Só na capital acreana 500 foram realizados. A ação ocorreu também em Jordão, Plácido de Castro, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira e Assis Brasil.

Durante todo o ano, cerca de 60 instituições governamentais e não governamentais prestaram serviços nas ações do Projeto Cidadão, entre elas estão: o Ministério Público do Acre (MPAC), a Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), a Receita Federal, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o 61° Batalhão de Infantaria de Selva (61° BIS) e o governo do Estado, por meio Polícia Civil do Acre (PCAC) e a Organização Central de Atendimentos (OCA).

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo inicia mutirão de cirurgias ginecológicas e transforma a vida de mulheres em Mâncio Lima

Raimundo Souza

Acre tem redução de mais de 2 mil casos de Covid-19 em um ano, aponta Sesacre

Jamile Romano

Deracre inicia aplicação de camada de material asfáltico do Ramal Novo Horizonte em Plácido de Castro

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza Assis prestigia abertura dos jogos eletrônicos na Expoacre Juruá

Raimundo Souza

Professores recebem capacitação para identificar sinais de violência nas escolas

Marcio Nunes

Eduardo Velloso acompanha caso de Thomas, criança com glaucoma congênito, e articula tratamento em hospital de referência em SP

Marcio Nunes