30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Projeto apresenta interação entre arquitetura e turismo a alunos do Instituto São José

Publicado em 08/10/2025

“O que faz a arquitetura?” e “O que é turismo?” Essas duas perguntas foram seguidas de muitas mãozinhas levantadas de alunos do 6° ano do Instituto São José, em uma tarde de conhecimento sobre os temas nesta terça-feira, 7, em Rio Branco.

As perguntas despertaram a curiosidade de cerca de 80 estudantes, com idades entre 11 e 13 anos, durante a apresentação do Programa CAU na Escola, uma iniciativa do CAU Jovem do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU/AC). Esta edição do projeto, que apresenta a importância da valorização de espaços urbanos, conta com a parceria do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).

Conhecimentos sobre arquitetura, urbanismo e turismo chamaram a atenção de alunos do 6º ano do Instituto São José. Foto: Karolini Oliveira/Sete

Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete, destaca que a ação conta com a cartilha Cidade em Lápis, que apresenta pontos turísticos do Acre para colorir. Segundo o diretor, a ação contribui para a educação patrimonial e o turismo pedagógico no estado.

“Essa parceria com o CAU é uma das primeiras ações que a gente tem feito, desde o início do ano, relacionado ao turismo pedagógico. E tem trazido resultados muito positivos, tanto na parte social, cultural, educacional como também turística, porque daqui a gente entende que os alunos levam o assunto para seus pais e estimulam a conhecer os pontos turísticos que eles pintaram”, afirmou.

Projeto Cidade em Lápis apresenta pontos turísticos do Acre para colorir. À direita, o arquiteto Rodrigo Alencar, o diretor de Turismo Jackson Viana, e a conselheira Ana Bambuzini. Foto: Karolini Oliveira/Sete

City Tour na capital

A programação do projeto, segundo a conselheira de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do CAU Jovem, Ana Bambuzini, inclui diversas atividades, inclusive um city tour na capital, a fim de que as crianças possam compreender o papel do arquiteto urbanista e desenvolvam um maior pertencimento com a cidade onde vivem.

Coordenadora do CAU Jovem, Ana Bambuzini, apresenta materiais entregues para os alunos participantes do projeto. Foto: Karolini Oliveira/Sete

“São quatro dias de ações em que vamos falar sobre a arquitetura, da questão ambiental, sobre a cidade, vamos falar de patrimônio, então a gente tenta levar essa visão para as crianças, para que elas tenham maior sentimento de pertencimento da cidade delas e também valorizem mais as memórias que elas podem criar em diversos edifícios, espaços históricos, parques que a gente tem na cidade”, destacou a coordenadora do CAU Jovem.

Silvia Quadros, diretora pedagógica do Instituto São José. Foto: Karolini Oliveira/Sete

Silvia Quadros, diretora pedagógica do Instituto São José, ressaltou a importância desses temas para o desenvolvimento dos estudantes. “A atividade chegou em um momento muito bom e propício. Vivemos uma vida tão corrida que passamos pela cidade muitas vezes sem perceber o entorno. Eu acho que esse passeio será muito proveitoso para todos”, concluiu.

Conselho de Arquitetura e Urbanismo na Escola

Para somar às atividades do CAU nas Escolas, muitos acadêmicos de arquitetura e urbanismo tem aderido aos projetos locais. É o caso de Yasmin Ribeiro, aluna do 7º período do curso. Ela explica que seu grupo na faculdade sempre se envolveu com causas sociais ligadas à área e aderiu ao projeto à convite da ex-professora e conselheira, Ana Bambuzini.

Acadêmica do 7º período de Arquitetura e Urbanismo, Yasmin Ribeiro é integrante do projeto Cau na Escola. Foto: Karolini Oliveira/Sete

No CAU Jovem, Yasmin integra o grupo CAU Educa, que promove o contato com as crianças nas escolas. Para ela, é gratificante poder participar das atividades. “Eu gosto de estar envolvida com as crianças e de levar essa visita da arquitetura para elas. De certa forma, o projeto ajuda a divulgar o nosso curso, porque muita gente não sabe que é possível fazer arquitetura no Acre. Eu me identifico tanto com as causas sociais quanto com a divulgação da profissão, para que as pessoas saibam que há opções”, concluiu.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo divulga resultado das contestações e lista final de classificação para seleção de estagiários

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco publica lista de nomeados em concurso da saúde

Kevin Souza

Justiça Eleitoral determina que marca da prefeitura de Rio Branco seja retirada de obras públicas

Jamile Romano

Governo do Acre lança Guia de Linguagem Simples em evento nesta quarta-feira

Marcio Nunes

Vice-governadora Mailza prestigia 9º Festival da Banana e destaca fortalecimento da produção e da cultura em Rodrigues Alves

Redacao

Técnica da hidroponia diversifica setor produtivo na zona rural de Rio Branco

Jamile Romano