23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Projeto Água Para Todos beneficia moradores de Rio Branco com entrega de caixas d’água e boias

Publicado em 17/06/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), deu início nessa segunda-feira (16), a entrega dos kits de caixas d’água de 1.000 litros e boias de alta vazão, oriundos do projeto “Água Para Todos”, inscrito no edital da Vara de Execução das Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) da Comarca de Rio Branco.

Com o intuito de garantir dignidade, inclusão social e acesso à água potável de maneira adequada, além da entrega, foram feitas as instalações da caixa d’água e da boia diretamente na rede do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco.

Segundo a moradora beneficiada do bairro Ayrton Senna, mãe de duas crianças menores de cinco anos, Maria Gerci Perez Kaxinawá, a caixa d’água vai ajudar nos afazeres de casa e na higiene pessoal de sua família.

“A caixa vem em uma boa hora, pois eu estava armazenando água numa geladeira, que era bem pequena e acabava logo a água. Agora vou poder armazenar mais água e por mais tempo”, explicou a moradora.

Os critérios para o recebimento do benefício foram destinados a pessoas de baixa renda, cadastradas no Programa Bolsa Família (CadÚnico) e, principalmente, que não possuíam reservatório de água.

A segunda moradora da região que recebeu o kit, Dayane Bessa da Silva, salientou a importância de ter um reservatório em momentos de instabilidade no fornecimento.

“Só com o balde não dava para tomar banho, arrumar a casa e fazer comida. Além do que, quando não cai água, fica difícil aqui. Agora, com a caixa, vai melhorar mil vezes, vai ser difícil ficar sem água agora”, enalteceu.

Mediante ao recadastramento dos imóveis, a equipe pôde averiguar a necessidade das famílias que não possuíam reservatório de água. Em muitos casos, as residências tinham ligações diretas, utilizavam geladeiras, baldes, caixas de amianto — que podem causar doenças — ou caixas quebradas para armazenar a água.

Para Odenilson Campos, também beneficiado pelo projeto, essa é a primeira vez que terá um reservatório de água em casa.

“Fico muito feliz e só tenho a agradecer à prefeitura que me beneficiou com uma caixa, porque a minha ligação era direta e não tinha como economizar água e nem reservar”, demonstrou Campos.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Festival Transamazônico de Cinema LGBTQIAPN+ celebra arte e diversidade: veja programação

Raimundo Souza

Ação solidária: TJAC e parceiros doam 1.800 garrafas de água para desabrigados em Rio Branco

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre inaugura “Closet Solidário” para acolhimento de vítimas de violência doméstica e sexual

Raimundo Souza

Acre apresenta redução em crimes violentos e patrimoniais

Jamile Romano

Controle Interno e Contratos Administrativos: um pilar da transparência e eficiência à luz da Nova Lei de Licitações

Raimundo Souza

Que valor temos dado ao bem mais precioso da vida?

Raimundo Souza