30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Programa Partiu IF fortalece iniciativas com alunos em Cruzeiro do Sul e Tarauacá

Publicado em 01/09/2025

A coordenação institucional do Programa Partiu IF promoveu uma série de atividades nos campi do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, nos dias 21 e 22 de agosto, tendo como objetivo realizar agendas que incluiu rodas de conversa, dinâmicas com os estudantes, visitas às instalações e reuniões com coordenadores pedagógicos, professores e monitores.

A programação foi conduzida pela coordenadora institucional do Partiu IF, Janaina Bezerra de Freitas Felix, que apresentou as ações do programa e dialogou com a comunidade acadêmica. No Ifac, a iniciativa é executada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O Partiu IF é uma política nacional voltada para a promoção da igualdade de oportunidades e para o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação. O programa busca apoiar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, oferecendo aulas de reforço e atividades pedagógicas que auxiliam na recuperação das aprendizagens e na preparação para o ingresso na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

PartiuIF_Cruzeiro do Sul (1).JPG

 Foto: Alunos do Partiu IF no campus Cruzeiro do Sul

Atividades em Cruzeiro do Sul – No campus Cruzeiro do Sul, no dia 21.08, os alunos da Escola João Kubitschek participaram das atividades acompanhados pela coordenadora pedagógica e servidora do campus, Raniele Damasceno Melhorança. A ação contou com a presença do diretor-geral Raelisson Walter, da professora Laura Carvalho e dos monitores Nayra Abdallah, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente, e Renan Oliveira, que faz o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária.

PartiuIF_Cruzeiro do Sul (4).JPG  PartiuIF_Cruzeiro do Sul (5).JPG

A estudante Helen Sophia Flores Silva ressaltou o impacto positivo da experiência. “É importante para mim porque adquiro mais conhecimento, tenho proximidade com colegas e até com pessoas que não conhecia. Aprendo como será estudar no Ifac e também as dificuldades que posso enfrentar. Isso tudo me ajuda a crescer como estudante”, afirmou.

PartiuIF_Cruzeiro do Sul (6).JPG  PartiuIF_Cruzeiro do Sul (3).JPG

O aluno Raniel Fernando Souza de Oliveira, também da Escola João Kubitschek destacou seu entusiasmo pelas disciplinas. “Eu gosto dos professores, das atividades que fazemos e do ensino. Também gosto de aprender mais sobre matemática, português e ciências”, contou.

PartiuIF_Cruzeiro do Sul (2).JPG  PartiuIF_Cruzeiro do Sul (7).JPG

Ações em Tarauacá – Em Tarauacá, no dia 22.08, a coordenadora institucional se reuniu com os alunos de três escolas do município, no campus. Após o encontro com os alunos, Janaina Felix se reuniu com a coordenadora pedagógica Mesezabeel Alves Rodrigues, o servidor João Arthur Tokler Sousa, a professora do programa, Elaine Dutra Pereira, além dos monitores Antonia Samara Lima Leite, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Ednei Oliveira da Costa, que está estudando no curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

O diretor-geral da unidade, Denis Tomio, se reuniu com a equipe da Proex, representada pelas servidoras Janaína Felix e Mariete Buriti, para alinhar as futuras ações dos Programas Partiu IF e Mulheres Mil.

PartiuIF_Tarauacá (2).JPG  PartiuIF_Tarauacá (7).JPG

Para Samara, a monitoria é um passo importante em sua trajetória acadêmica. “Estou estudando licenciatura e ser monitora é uma experiência dentro de sala de aula. Observo como os professores trabalham, aprendo com a dinâmica das aulas e já penso em como aplicar isso no futuro. Tenho o sonho de ser professora de Ciências no Ifac, então é muito enriquecedor viver essa experiência”, disse.

Ednei relatou que ingressou na monitoria de forma inesperada, mas que a vivência tem sido marcante. “Recebi uma ligação me convidando e aceitei. Hoje percebo o quanto essa experiência com a turma me ajuda na convivência, na administração das atividades e na prática profissional. Tenho certeza de que abrirá muitas portas quando eu precisar comprovar minha atuação ou buscar oportunidades de trabalho”, explicou.

PartiuIF_Tarauacá (4).JPG  PartiuIF_Tarauacá (6).JPG

Avaliação da coordenação – Ao final das atividades, a coordenadora institucional do Partiu IF no Ifac, Janaina Bezerra de Freitas Felix, avaliou positivamente a visita aos dois municípios. “Tivemos momentos de diálogo, interação e muita participação dos estudantes. Foi enriquecedor ver o envolvimento de todos e poder reforçar, junto às equipes locais, o compromisso coletivo de transformar a educação em um caminho de oportunidades”, destacou.

Segundo Janaína, a agenda também foi importante para tratar de questões administrativas, como frequência, acompanhamento das turmas e planejamento pedagógico. “Estar com essas turmas nos inspira a seguir ampliando horizontes e abrindo portas para os jovens acreanos”, completou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Segurança Pública promove curso para treinar cães detectores de drogas

Kevin Souza

Governo do Acre entrega 10 computadores de última geração para Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas

Jamile Romano

Artesanato e sabores acreanos marcam presença em evento nacional na Ufac

Redacao

Sancionada lei que torna cidade do AC capital nacional da farinha

Jamile Romano

Acre comemora 122 anos do início da luta para ser brasileiro com trajetória de conquistas, evolução e progresso

Jamile Romano

Focando em lendas passadas de geração para geração, bloco Unidos do Fuxico quer despertar sensações no público

Jamile Romano