28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Programa Jovens Embaixadores abre as inscrições para edição de 2025

Atualizada em 03/08/2024 08:57

SEJA UM JOVEM EMBAIXADOR

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2025, uma oportunidade de intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio da rede pública brasileira. O edital e as inscrições podem ser acessados no endereço www.jovensembaixadores.org.br.

O programa busca jovens que se destaquem por sua atitude proativa, com excelência acadêmica, conhecimento de inglês e personalidade de liderança. Desta vez, em consonância com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que em 2025 será sediada pelo Brasil, a edição tem como foco a seleção de 30 jovens engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas.

Diego Heitor Monteiro, estudante do Colégio de Aplicação, representou o Acre na última edição. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para se candidatar, o estudante deve ter entre 15 e 18 anos, ser brasileiro nato ou naturalizado, estar matriculado no ensino médio da rede pública, ter fluência em inglês, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter excelente desempenho escolar, perfil de liderança, boa relação na escola e comunidade e estar engajado em iniciativas de impacto social há pelo menos três meses.

As inscrições estarão abertas até o dia 3 de setembro. A análise final e anúncio dos selecionados estão marcados para o dia 30 de outubro. Já o intercâmbio está programado para janeiro de 2025.

O Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, coordenado no Brasil pela embaixada e consulados desse país. No Acre, em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), o processo seletivo criterioso, que inclui testes, entrevistas e avaliações, assegura que os mais dedicados e motivados estudantes sejam escolhidos para representar o estado e o Brasil.

Autodidata, Diego se destacou com a participação em projeto de apoio a adolescentes marginalizados. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Na última edição, Diego Heitor Monteiro, estudante do Colégio de Aplicação, foi quem representou o estado. O jovem autodidata se destacou com a participação em um projeto de apoio a adolescentes marginalizados. Influenciado pela experiência obtida com o programa, Diego planeja fazer faculdade nos Estados Unidos e atualmente se dedica ao aprimoramento no domínio da língua inglesa.

“Foi uma experiência mágica. Foi incrível experienciar a vida de um adolescente nos Estados Unidos, ir para escola, saber sobre a cultura, trocar experiências. Pude compartilhar muito sobre o Brasil e sobre o Acre também”, relatou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Após ter negado procedimento, MPAC recomenda que Hospital de Feijó assegure aborto legal

Jamile Romano

Gestão financeira do Sistema Previdenciário do Acre garante melhorias em 2024, com reflexos positivos em ações futuras

Jamile Romano

Datafolha: 58% dos brasileiros veem aumento da criminalidade nos últimos 12 meses

Raimundo Souza

Cira discute planos de trabalho para 2025 em reunião Interinstitucional

Raimundo Souza

Lançamento do Selo de Indicação Geográfica do Açaí de Feijó reforça a identidade e qualidade do produto

Jamile Romano

MPAC leva Projeto Txai e OBSGênero ao Festival Cultural Mani Huxi nas terras indígenas Katukinas

Jamile Romano