24.3 C
Rio Branco
domingo, 30 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Programa Elos realiza segundo encontro e muda relações sociais entre pais e filhos

Cristian, do ensino fundamental, disse que o programa mudou rotinas e relações com sua mãe e seu dia a dia. Foto: Carolina Torres/Secom

“Antes, os meus dias eram muito sem graça, sem cor, quando o projeto Elos começou, ficou tudo mais alegre, ficou muito mais legal”, comentou o pequeno Cristian dos Santos, do Fundamental 1, sobre a inclusão do programa Elos: Construindo Coletivos, na escola Iracema Gomes Pereira.

Esse foi o segundo encontro do programa na instituição, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). A iniciativa foi implantada nesse segundo semestre pela vice-governadora Mailza Assis e o governador Gladson Camelí, onde as aulas serão realizadas em várias instituições de ensino do estado.

O Elos é uma estratégia lúdica de prevenção ao uso de drogas e promoção do desenvolvimento social, que utiliza um jogo para fortalecer habilidades como cooperação e empatia em crianças de 6 a 10 anos. O programa tem o objetivo de reduzir comportamentos agressivos e promover o sentimento de pertencimento.

Pais interagem entre si e conversam sobre experiências e como lidar de forma alternativa com os filhos. Foto: Carolina Torres/Secom

Os pais também não ficam de fora, eles compartilham momentos do cotidiano, como experiências frustradas nas quais não souberam como agir, e as mediadoras do programa auxiliam sobre como poderiam ter reagido melhor. Além disso, discutem relações mais agradáveis com seus filhos, como tratá-los e utilizar palavras alternativas.

Com início neste ano, a diretora da instituição, Audineia Ferreira, ressalta que essa iniciativa é essencial para o desenvolvimento de pais e alunos. “Ele é um jogo, e nós escolhemos uma turma do quarto ano, que é uma turma numerosa e em que alguns alunos têm problemas de comportamento. Os pais, na maioria das vezes, também estão distantes das famílias. Então, esse programa veio para nos ajudar a aproximar as famílias das crianças e também da escola”, frisou Audineia.

Diretora fala sobre a mudança dos pais e filhos com o programa Elos. Foto: Carolina Torres/Secom

O aluno do 4º ano, Cristian José dos Santos, falou sobre as mudanças que o programa trouxe para sua vida. “Eu me senti muito mais seguro com o projeto Elos e ajudou muito no meu desempenho na escola.”

O Elos é aplicado aos pais e as crianças, a professora Maria José Coelho explica como funciona a atividade. “Nós fizemos toda uma dinâmica com a caixa surpresa, e dentro dessa caixa colocamos os sentimentos: raiva, ódio, amor, alegria. Entregamos para cada dupla, e o amigo tinha que identificar qual era o sentimento que o outro estava sentindo naquele momento, sem que ele falasse qual era”, ressaltou a professora.

Professora diz que alunos indentificam sentimentos que o colega está sentindo durante dinâmica. Foto: Carolina Torres/Secom

No Elos, são utilizados níveis de voz: o zero é o silêncio; o um é cochicho; o dois é trabalho em grupo; o três é apresentação; e o quatro é voz de rua.

Uma das mães participantes, Jane Cardoso, conta que precisou parar de trabalhar para dedicar tempo ao filho autista, Davi Lucas Cardoso. Ela afirmou que o papel mais importante na vida da criança vem da família e que o Elos veio para somar, enriquecer o conhecimento e trazer mais acolhimento e amor.

Jane Cardoso e seu filho. Foto: Carolina Torres/Secom

“Um aprendizado que vai só acrescentar cada vez mais com nossos filhos e no lidar em casa e na escola, porque a escola é a segunda família da gente, que a gente precisa acolher e estar presente. Então, o Elos veio para acrescentar qualidade de vida para nós”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Espetáculo TsuNany promove quebra de preconceitos em torno da empregabilidade LGTBQIA+

Jamile Romano

Começa consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza participa de evento sobre balanço das ações do governo federal

Marcio Nunes

Deracre conclui asfaltamento do Ramal do Adolar, em Sena Madureira

Raimundo Souza

Estudo do CNJ revela que mais de mil presos no Acre poderiam ter penas menores por tráfico privilegiado

Jamile Romano

Competição nacional estimula jovens a empreenderem e criarem soluções tecnológicas

Marcio Nunes