24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Programa de alfabetização do governo ensina e transforma vidas no bairro Cidade do Povo

Valorizar a experiência de vida dos alunos, sobretudo dos adultos, na medida em que elas são ricas em conhecimentos prévios que podem ser utilizados como ponto de partida para o ensino: essa tem sido uma das premissas para a política de alfabetização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).

E é exatamente o que vem acontecendo dentro do programa Alfabetiza Acre/EJA, lançado no último mês de maio pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal. O programa já chegou a mais de 2,4 mil alunos em todo o estado, distribuídos em 192 turmas.

Uma dessas turmas está localizada na escola Cristina Maia, no bairro Cidade do Povo, onde as professoras Zulene Sales Souza e Francisca Sandra Rodrigues da Silva são responsáveis pela alfabetização de pelo menos 36 alunos, na maioria idosos que possuem histórias de superação e aprendizado.

Em todo o estado, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), o Acre possui em torno de 70 mil analfabetos, tornando o processo de alfabetização um desafio para o governo. “Vamos erradicar o analfabetismo em nosso estado e isso é um compromisso do nosso governo”, afirma o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

Na turma da escola Cristina Maia, as histórias de vida e superação se multiplicam. Na maioria dos casos, as pessoas nasceram e viveram boa parte da vida nos seringais e não tiveram a oportunidade de estudar quando jovem. De acordo com a professora Zulene Sales, a maioria já consegue ler e assinar o nome.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 18 de setembro

Jamile Romano

Fecomércio Acre analisa dados do Novo Caged e aponta desafios na geração de empregos formais no estado.

Jamile Romano

Cabeceira da ponte do Judia apresenta estabilidade após ações emergenciais da Prefeitura

Marcio Nunes

Cultura de criação de abelhas sem ferrão garante destaque à produtora acreana em concurso nacional

Raimundo Souza

MPAC vistoria abrigo para indígenas no Parque de Exposições

Jamile Romano

Governo do Acre apresenta experiências turísticas no Salão Nacional de Turismo

Marcio Nunes