25.6 C
Rio Branco
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Programa da Fundhacre amplia acesso a cirurgias para pacientes com fissuras labiopalatinas

Publicado em 14/10/2024

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) oferece um serviço para o tratamento de fissuras labiopalatais por meio do Programa de Reabilitação e Assistência aos Fissurados (PRAFF). O programa, que é uma iniciativa do governo do Estado em parceria com a ONG Smile Train, oferece tratamento completo e multidisciplinar para pacientes de todas as idades que necessitam de correções cirúrgicas e terapias relacionadas às fissuras labiais e palatais.

De acordo com a ortodontista e coordenadora do programa, Carol Lucena, o tratamento começa ainda na infância e se estende ao longo dos anos, incluindo múltiplas intervenções terapêuticas, como cirurgia plástica, ortodontia, fonoaudiologia e cirurgia bucomaxilofacial. “O nosso objetivo é proporcionar a reabilitação completa dos pacientes, oferecendo não apenas serviços de saúde, mas um acolhimento humanizado, tratando cada paciente como se fosse da nossa própria família”, afirmou Lucena.

O PRAFF se destaca por sua eficiência: a lista de espera para cirurgias é praticamente inexistente, com procedimentos realizados semanalmente. “Seguimos um protocolo internacional de referência, onde as cirurgias de lábio são realizadas aos seis meses de vida, e as cirurgias de palato, por volta dos dois anos. No entanto, se o paciente chega fora dessa faixa etária, ele também será atendido com a mesma prioridade”, acrescentou a médica.

Além dos atendimentos realizados em Rio Branco, a equipe do PRAFF está buscando ampliar o acesso ao programa para pacientes do interior, como na região do Juruá. “Estamos organizando idas periódicas a Cruzeiro do Sul para realizar cirurgias e oferecer as terapias complementares, evitando que esses pacientes precisem se deslocar até a capital”, explicou.

A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, acredita que o PRAFF vai além da estética: trata-se de um projeto social de melhoria do atendimento a essa população. “A gente visa muito também o paciente infantil, melhorando a forma de comer, de falar, a aparência, o convívio na sociedade, então o PRAFF tem uma importância enorme dentro do sistema de saúde. Contamos com profissionais da odontologia, médico-cirurgião plástico, fonoaudiólogo, toda uma equipe multi que compõe um serviço completo desde a primeira consulta, onde o paciente tem sua vida transformada”, declarou a gestora.

Iriscélia de Souza, mãe de Mariah Eduarda, de um ano e nove meses, soube da condição da filha no momento do nascimento. Mariah é portadora de lábio leporino e já passou por uma cirurgia de correção. “Eu comecei a fazer o tratamento [pelo PRAFF] e o médico marcou a primeira cirurgia. Ela fez com nove meses, porque precisava ter um peso adequado. Ela não fala ainda, era ruim pra ela comer, porque tomava só o leite. Ela se engasgava, né? Porque o céu da boca é aberto. O atendimento é bem rápido, eu acho muito bom”, declarou Iriscélia.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Veja o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Católico no Acre

Jamile Romano

Governo anuncia data das inscrições e da Corrida do Servidor em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Redacao

Prefeitura de Rio Branco da início a intervenções na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2

Raimundo Souza

Sebrae no Acre leva grupo de empresárias para o maior evento de soluções logísticas das Américas

Jamile Romano

Nove fugitivos de presídio no Acre acumulam mais de 467 anos de condenações

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre participa de seminário internacional preparatório para a COP30

Marcio Nunes