23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Profissionais do Estado participam de formação nacional sobre Segurança Alimentar e SUAS

Publicado em 19/07/2025

Com o objetivo de fortalecer a atuação da rede socioassistencial na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, servidoras da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) que atuam no departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da pasta, iniciaram, nesta sexta-feira, 18, mais uma etapa do curso voltado à Educação Alimentar e Nutricional (EAN), componente essencial das ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil.

Etapa do curso se desenvolveu de forma on-line. Foto: cedida.

A iniciativa integra o conjunto de atividades voltadas ao desenvolvimento de capacidades da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), incentivando a implementação de ações práticas e eficazes de educação alimentar e nutricional nos diferentes territórios.

O curso reforça o papel estratégico da rede SUAS na promoção e proteção da alimentação adequada e saudável, em consonância com os princípios e diretrizes estabelecidos no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, Nilciany Vilaço, ressalta a relevância da formação. “Com essa capacitação, espera-se que os profissionais da rede ampliem sua atuação junto às famílias e comunidades, promovendo escolhas alimentares mais conscientes, saudáveis e alinhadas com os princípios da dignidade e da justiça social”, afirma.

Servidoras do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional participaram. Foto: cedida

Entre os temas abordados estão os fundamentos e conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional e de EAN, além de reflexões sobre o papel das políticas públicas na garantia da alimentação como um direito básico.

O conteúdo também inclui orientações práticas para o planejamento de ações educativas, com foco no respeito à cultura alimentar, à sustentabilidade e à promoção da autonomia dos indivíduos.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em mais de 10 meses, AC paga R$ 5,1 bilhões em impostos e valor já supera 2023

Jamile Romano

Papa Leão XIV celebra missa inaugural de seu pontificado

Raimundo Souza

Marina defende criação de marco regulatório de emergência climática

Raimundo Souza

Governo federal reconhece emergência em oito municípios do Acre após cheias, diz Petecão

Jamile Romano

Filé, pistache e salmão: Jarude expõe cardápio em que Casa Civil pode gastar mais de meio milhão de reais

Jamile Romano

Falta de matéria-prima e carga tributária são alguns dos desafios das indústrias de Rio Branco

Jamile Romano