Atualizada em 24/06/2024 11:18
Mesmo com os professores de universidades e de institutos federais de educação e governo federal chegaram a um acordo, encerrando a greve iniciada há cerca de 60 dias. Os docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac), permanecem em greve.
A professora representante do comando local da greve, Raquel Ishii, explica que nacionalmente, 33 instituições deliberaram pela saída e 20 pela manutenção da greve.
Durante esta semana, os professores da Ufac realizarão duas assembleias para avaliar e deliberar a decisão local, sendo uma amanhã, terça-feira, 25, e outra na quinta-feira, 27.
“Não há deliberação sobre calendário. Há que se esperar a deliberação local, pois até agora a reitoria não assinou os termos de compromisso”, disse Raquel.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), as paralisações deverão ser completamente finalizadas até o próximo dia 3 de julho, ainda conforme a entidade. O retorno às aulas dependerá, no entanto, da decisão interna de cada instituição federal de ensino. Caberá às universidades definir o próprio calendário acadêmico.