22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Procuradoria-Geral do Acre realiza curso sobre súmulas administrativas e pareceres normativos

Publicado em 07/11/2025

A Procuradoria-Geral do Acre (PGE), por meio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), promoveu na quinta-feira, 6, o curso “Súmulas administrativas e pareceres normativos como fontes do Direito Processual”, voltado aos procuradores do Estadoprocuradores municipais e servidores do órgão. O evento foi realizado no auditório da instituição, em Rio Branco.

A capacitação teve como objetivo aprofundar o estudo e a aplicação das súmulas administrativas e dos pareceres normativos no contexto da advocacia pública, destacando sua relevância para a uniformização da atuação jurídica, a prevenção de litígios e o fortalecimento da segurança jurídica na administração pública.

Curso foi voltado para procuradores do Estado, procuradores municipais e servidores da instituição. Foto: Thennyson Passos/PGE

A instrução foi ministrada pelo advogado da União e referência nacional na área abordada, Marco Aurélio Peixoto, que é doutor em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB).

Com ampla experiência acadêmica e profissional, o facilitador é autor do livro “Súmulas administrativas e pareceres normativos como fontes do Direito Processual: por uma intrínseca efetivação da redução de litigiosidade pelo poder público”obra que, publicada pela Editora Thoth, inspirou o conteúdo do curso.

Capacitação foi ministrada pelo advogado da União e referência nacional na área do Direito Processual, Marco Aurélio Peixoto. For: Thennyson Passos/PGE

Tema de grande relevância para a atuação da advocacia pública, as súmulas administrativas e os pareceres normativos são instrumentos que ajudam o Estado a manter uma atuação jurídica uniforme e coerente. Na prática, esses documentos funcionam como orientações oficiais sobre como determinadas leis devem ser aplicadas nos órgãos públicos, evitando decisões diferentes para situações iguais e reduzindo o número de processos judiciais.

“Algo que sempre me inquietou é a pouca utilização das súmulas administrativas e dos pareceres normativos na advocacia pública. A reflexão que deixo é que aproveitem o potencial que esses mecanismos já oferecem. Tanto na PGE quanto nas procuradorias municipais, há base normativa para utilizá-los de forma cada vez mais estratégica”, destacou Marco Aurélio.

Ao abrir o evento, o procurador do Estado Alan Dantas ressaltou como o tema do curso dialoga com a prática cotidiana dos procuradores, especialmente pela conexão entre as atividades consultiva e contenciosa desenvolvidas pela PGE/AC.

“Temos a peculiaridade, que nem sempre se vê em outras procuradorias, de atuar simultaneamente no consultivo e no judicial. que escrevemos no consultivo pode impactar diretamente o contencioso. Quando analisamos uma demanda que parece se limitar a um caso individual de servidor, na verdade estamos interpretando uma lei que se aplicará a muitos outros. Se uma solução não for bem construída, isso pode se transformar em milhares de ações judiciais. Por isso, a atuação no consultivo é, para mim, profundamente envolvente”, disse Dantas.

O procurador do Estado Alan Dantas ressaltou como o tema do curso dialoga com a prática cotidiana da instituição. Foto: Thennyson Passos/PGE

“Participar do curso foi uma excelente oportunidade de aprimorar o entendimento sobre a importância dos precedentes na atuação consultiva e até judicial. A abordagem reforçou, dentre outros aspectos, o papel da uniformização de entendimentos e da atuação colegiada como instrumentos de segurança jurídica e eficiência na gestão pública”, destacou o servidor José Freitas.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre alerta população sobre golpes aplicados por estelionatários no estado

Raimundo Souza

Prefeitura convida Fieac para participar do Festival de Tecnologia previsto para junho

Jamile Romano

Governo Lula quer acelerar regras sobre porte de maconha

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco recebe equipe do ICLEI e reafirma compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável

Marcio Nunes

Homens são presos durante suposta reunião de facção criminosa no Acre

Jamile Romano

Ao vivo: STF retoma julgamento de Bolsonaro; Dino é o segundo a votar

Redacao