31.3 C
Rio Branco
terça-feira, 12 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Procon realiza reunião extraordinária do Condecon e aprova recomendação para operadoras de planos de saúde

Publicado em 09/08/2025

Reunião do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (CONDECON) em andamento no Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor. Foto: Emely Azevedo/Procon

O governo do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou nesta sexta-feira, 8, na sede da autarquia, a 11ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon). O encontro reuniu representantes de órgãos públicos e entidades ligadas à defesa do consumidor para deliberar sobre pautas relevantes do setor.

Durante a reunião, o colegiado aprovou a Recomendação nº 02/2025, direcionada às operadoras de planos de saúde que atuam no Acre, estabelecendo orientações sobre o reembolso de despesas médicas realizadas fora da rede credenciada. A medida visa garantir mais transparência e segurança aos beneficiários, assegurando o direito ao ressarcimento em casos de urgência, emergência, indisponibilidade de profissionais ou descumprimento dos prazos máximos de atendimento definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

De acordo com o documento, o reembolso deverá ser proporcional ao valor pago a um profissional credenciado da mesma especialidade e, na ausência deste, calculado com base na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Nos casos previstos pela legislação, o ressarcimento poderá ser integral.

A recomendação determina ainda que as operadoras divulguem, inclusive em seus portais oficiais, informações claras sobre as regras, valores, prazos e documentação necessária para o reembolso. Entre as sugestões, estão a criação de uma calculadora online para estimativa prévia de valores e a publicação de relatórios trimestrais. O Procon recomenda prazos de até 10 dias úteis para análise de casos de urgência e até 30 dias para situações mais complexas.

Integrantes do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (CONDECON) reúnem-se no Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor para tratar de ações e políticas voltadas à defesa dos direitos do consumidor no Acre. Foto: Emely Azevedo/Procon

Participaram da reunião a presidente do Procon e do Condecon, Alana Albuquerque; o defensor público Rodrigo Chaves (DPE); a representante da OAB/AC, Larissa Carolyne Mendes; o representante da Vigilância Sanitária Estadual, José Ribamar Queiroz; o promotor de Justiça Carlos Roberto Maia (MPAC); o delegado Alex de Souza (Polícia Civil); a representante da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), Elane Guedes; e o procurador-chefe da Procuradoria Administrativa da PGE, Lucas Grangeiro Bonifácio; e a diretora Administrativa e Financeira do Instituto, Camila Lima.

Na ocasião, a diretoria administrativa e financeira apresentou aos conselheiros a prestação de contas dos recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, aplicados no, que amplia as ações de orientação e educação para o consumo no Acre. Entre os investimentos realizados estão a aquisição de veículos, equipamentos de informática, serviços gráficos e fretamento de aeronaves para atendimento a municípios isolados.

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, destacou a importância da iniciativa. Nosso papel é garantir que o consumidor tenha seus direitos respeitados e que as empresas atuem com transparência e boa-fé. A recomendação aprovada hoje é mais um passo para assegurar um atendimento digno e eficiente na área da saúde suplementar, afirmou.

O defensor público Rodrigo Chaves destacou a importância do espaço de diálogo proporcionado pelo Condecon. É um avanço importante para garantir o ressarcimento de despesas médicas de beneficiários de planos de saúde. Para a Defensoria Pública, é sempre uma satisfação contribuir com este colegiado plural e democrático, que fortalece as políticas estaduais de proteção e defesa do consumidor.

O Condecon reforça que o descumprimento das orientações poderá gerar medidas administrativas e judiciais, além das sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

“Estudar transforma sonhos em realidade”, diz Nicolau Júnior durante abertura da Oficina Redação Nota Mil em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Mais de 10 mil atendimentos são realizados em ação do Juntos Pelo Acre e Projeto Cidadão em Tarauacá

Marcio Nunes

Avenida Sabiá, Rio Branco, recebe 7 km de reparos com trabalho do Deracre e recursos próprios do Estado

Raimundo Souza

MPAC participa de agenda com ministra das Mulheres e discute parcerias para o combate à violência

Jamile Romano

Acre recebe recurso para realizar testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde

Marcio Nunes

Homem é condenado por chamar Gilmar Mendes de “vergonha”

Raimundo Souza