24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Procon realiza palestra sobre direitos básicos do consumidor para estudantes de instituição de ensino superior

Atualizada em 08/05/2024 17:35

Abordando os direitos básicos do consumidor, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), por meio do Núcleo de Educação para o Consumo, realizou na última terça-feira, 7, uma palestra para alunos da Universidade da Amazônia (Unama), na sede da instituição de ensino.

A atividade teve como objetivo principal orientar os discentes, além de explicar e reforçar o papel do Procon/AC na proteção e defesa dos consumidores e de seus interesses. Na ação, os alunos puderam adquirir conhecimentos sobre a leis, direitos e deveres, além dos métodos para participar ativamente e com segurança no mercado de consumo, sabendo, se necessário, empreender a ação efetiva para resolver eventuais problemas que possam surgir nas relações de consumo. A atividade também contou com a presença do mascote do Procon/AC, Procônsu, entrega de material educativo e orientação acerca do atendimento realizado pelo Procon  para os alunos.

O chefe de fiscalização do Procon/AC, John Lynneker, ministrou a palestra e destacou que a ação cumpre a função do Procon/AC, que também é levar conhecimentos acerca da pauta consumerista às instituições de ensino, para conscientização do público em formação.

“É um papel fundamental que está previsto na defesa do consumidor, visando a harmonização das relações de consumo, que é levar conhecimento para o público de ensino superior, pois será ele que, no futuro, irá trabalhar com a defesa do consumidor, principalmente os operadores do Direito que irão atender os anseios da população e defendê-la no que for possível”.

A aluna do 7º período do curso de Direito, Erolayne Rodrigues, participou da ação e destacou que, para ela, a atividade teve um  grande significado por conta das informações que foram repassadas.

“Por intermédio do Procon, conhecemos mais sobre nossos direitos e como lutar para defendê-los. Como acadêmica de Direito, posso afirmar que irá ajudar bastante na minha vida profissional, e que devemos exigir o respeito que as leis asseguram”, enfatizou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

No Acre, mais de 40 mil pessoas buscam independência e crescimento profissional por meio do empreendedorismo

Jamile Romano

Centro de Especialidades Odontológicas da Fundhacre oferece serviços à população

Marcio Nunes

Operação Demérito: CGU e PF realizam operação contra servidores da secretaria de habilitação do Acre

Marcio Nunes

Iapen encerra Programa Presídios Leitores com exposição itinerante em Rio Branco

Raimundo Souza

Operação Rodovida 2024/25 no Acre

Raimundo Souza

Confira a programação do Carnaval da Família desta segunda-feira

Jamile Romano