30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Procon participa de Jornada Nacional do Consumidor Superendividado

Publicado em 27/09/2025

Gestoras do Procon participaram do encontro nacional dos órgãos de defesa do consumidor. Foto cedida

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) participou, nos dias 25 e 26 de setembro, da Jornada do Consumidor Superendividado, realizada em João Pessoa, na Paraíba.

O evento reuniu representantes de Procons de todo o país para debater os desafios e as boas práticas na execução de políticas públicas voltadas ao tratamento e à prevenção do superendividamento dos consumidores.

Gestoras do Procon participaram do encontro nacional dos órgãos de defesa do consumidor. Foto cedida

A programação foi ampla e incluiu mesas de debate com encaminhamentos para ações efetivas, além de palestras temáticas. Um dos destaques foi a apresentação do jurista Ricardo Morishita Dada, referência nacional em Direito do Consumidor, que abordou a influência das apostas online (bets) no crescimento do superendividamento.

Segundo dados apresentados durante o encontro, mais de 80% das famílias acreanas possuem algum tipo de dívida, incluindo aquelas em situação de inadimplência. Para a diretora administrativa do Procon, Camila Machado, a participação no evento foi estratégica.

Técnicas do órgão consumerista do Acre representaram a gestão estadual. Foto: cedida

“Estar presente nesse tipo de jornada é fundamental para alinhar políticas públicas, compartilhar experiências e fortalecer o trabalho que realizamos no Acre para reduzir o endividamento da população”, afirmou.

Nos últimos anos, o Acre vem registrando avanços no cenário da inadimplência. Em 2022, o estado figurava entre os dez mais endividados do Brasil, segundo o Serasa. Hoje, caiu quatro posições nesse ranking. Essa melhora, de acordo com a chefe do setor de Superendividamento do Procon, Luciene Araújo, é resultado de um esforço conjunto.

Superendividamento foi o tema central dos diálogos institucionais entre os Procons .Foto: cedida

“Essa evolução é fruto dos mutirões de negociação de dívidas, campanhas de educação financeira nas escolas, ações itinerantes, atendimento especializado em nossa sede e do engajamento de outras instituições públicas em prol dos consumidores”, destacou.

Além de prevenir o superendividamento, o Procon busca fortalecer o diálogo entre os órgãos de defesa do consumidor do país. A assessora jurídica do Procon, Amanda Craveiros, reforçou o impacto prático de encontros como o realizado em João Pessoa.

Os atos fiscalizatórios foram objetos de análise no encontro nacional. Foto: cedida

“Essas reuniões nos ajudam a construir estratégias jurídicas mais eficazes para garantir que o consumidor tenha acesso a soluções reais e rápidas para os seus problemas de endividamento”, explicou.

Com os encaminhamentos definidos no evento, o Procon pretende ampliar as ações de orientação, mediação e negociação em todas as regionais do Acre, reforçando a importância do consumo consciente e da busca por soluções antes que a situação financeira se torne insustentável.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pai é responsabilizado por danos no quadriciclo conduzido por menor de idade

Jamile Romano

EcoFlores reúne 150 empreendimentos do Brasil, Peru e Bolívia no Horto Florestal

Marcio Nunes

MPAC apura irregularidades na denominação do elevado na Estrada Dias Martins

Jamile Romano

Tudo por umas latinhas; veja o vídeo

Raimundo Souza

Cruzeiro do Sul celebra 121 anos com investimentos do governo do Acre e valorização da identidade cultural do Juruá

Raimundo Souza

Flaviano Melo apresenta melhoras em quadro clínico mas segue em tratamento no Hospital Albert Einstein em SP

Jamile Romano