22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Procon leva orientação e direitos ao público e empreendedores na 26ª edição do Festival do Açaí

Publicado em 15/08/2025

O governo do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) marca presença no primeiro dia da 26ª edição do Festival do Açaí, em Feijó, com o setor de Educação para o Consumo e equipes de fiscalização atuando de forma integrada para assegurar relações comerciais justas e transparentes.

A ação inclui orientação aos empreendedores sobre boas práticas no atendimento ao público, entrega de notificações recomendatórias e distribuição gratuita do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em cumprimento à Lei nº 12.291/2010, que determina a obrigatoriedade de disponibilizar o código para consulta em todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Empreendedores recebendo orientação e exemplar do Código de Defesa do Consumidor durante o evento. Foto: Emely Azevedo/Procon

Durante o festival, também está sendo realizada a verificação das condições e do cumprimento das ofertas no camarote do evento, medida que busca prevenir irregularidades e garantir que tudo seja entregue conforme anunciado, especialmente nas noites de show, evitando transtornos ao consumidor.

Segundo o chefe da Divisão de Educação para o Consumo, Sérgio Henrique Garcia, a proposta é unir orientação e fiscalização preventiva. Queremos mostrar que o Procon não atua apenas quando há problema. Nosso papel é também educar e apoiar os empreendedores para que ofereçam um atendimento de qualidade e respeitem a legislação, fortalecendo a confiança do consumidor, afirmou.

Empreendedora segurando o exemplar do código de defesa do consumidor. Foto: Emely Azevedo/Procon

Para a empreendedora Raimunda Maia, que trabalha com artesanato e recebeu um exemplar do CDC durante o evento, a ação vai gerar benefícios também fora do festival. “Vou levar o Código de Defesa do Consumidor para deixar na minha loja. É importante ter essa informação à mão, tanto para mim quanto para meus clientes”.

Além das orientações e fiscalizações, o mascote ProconSu tem interagido com o público, especialmente com as crianças, reforçando de forma lúdica a importância do consumo consciente.

Mascote do Procon, Proconsu, presente na 26ª edição do Festival do Açaí. Foto: Emely Azevedo/Procon

O Procon seguirá presente em todos os dias do Festival do Açaí, reforçando seu compromisso de orientar, fiscalizar e proteger o consumidor acreano.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Colunista Social Moisés Alencastro é encontrado morto em seu apartamento

Marcio Nunes

Bocalom e Marcus Alexandre aparecem empatados tecnicamente em pesquisa Real Time Big Data

Jamile Romano

Idaf habilita novos agentes vacinadores contra brucelose em Capixaba

Raimundo Souza

Junta Comercial celebra avanços em 2024, com foco na modernização e crescimento do setor empresarial no Acre

Raimundo Souza

Preta Gil morre aos 50 anos durante tratamento contra câncer

Raimundo Souza

Deracre executa base para pavimentação do Ramal do Adolar, em Sena Madureira

Raimundo Souza