23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Procon intensifica fiscalização e ações educativas para coibir a venda de cerol e linha chilena em Rio Branco

Publicado em 11/07/2025

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) intensifica mais uma etapa da campanha Cerol Mata, com ações de fiscalização e conscientização em comércios de Rio Branco. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Ministério Público do Estado (MPAC) e o 1º Batalhão da Polícia Militar, com foco na prevenção de acidentes provocados pelo uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena.

A Cerol Mata é uma campanha contínua, que ocorre ao longo do ano para prevenir e coibir a venda de linhas cortantes.

Durante a operação, que ocorreu na segunda-feira, 7, e terça-feira, 8, oito estabelecimentos foram fiscalizados, e nenhum produto irregular foi encontrado, resultado que reforça a importância do trabalho preventivo realizado ao longo dos últimos meses.

“O Procon tem atuado de forma firme na orientação e fiscalização do comércio, garantindo que materiais perigosos como o cerol e a linha chilena não sejam vendidos. Essa é uma medida que salva vidas e reforça nosso compromisso com a segurança da população, especialmente neste período de férias escolares, quando o uso de pipas é mais comum”, destacou a presidente do Procon, Alana Albuquerque.

Além das fiscalizações, o Procon participou no ano de 2024 do 1ºFestival de Pipas do Acre, transformando o momento de lazer em uma oportunidade de diálogo com crianças, pais e responsáveis sobre consumo seguro e responsabilidade social.

“Mais do que fiscalizar, nosso papel é educar e conscientizar. Mostramos que é possível brincar com segurança e responsabilidade. Levar essa mensagem para a população é essencial para evitar acidentes e promover uma cultura de prevenção”, completou Alana.

Menino empina pipa no festival promovido pelo governo do Estado. Foto: Emely Azevedo/Procon

O chefe de fiscalização do Procon, John Lynneker, também ressaltou a importância do trabalho em conjunto: “Essa ação integrada com o Ministério Público e a Polícia Militar demonstra a força do trabalho coletivo. Fiscalizamos oito estabelecimentos e, felizmente, não encontramos produtos proibidos, o que mostra que a mensagem está sendo compreendida pelos comerciantes.”

Fiscal do Procon preenche formulário para entrega de notificação recomendatória em estabelecimento comercial, orientando sobre práticas seguras e cumprimento da legislação. Foto: Cedida

Como continuidade desse trabalho educativo, o Procon marca presença na 2ª segunda edição do Festival de Pipas do Acre, prevista para o próximo dia 19 de julho. A ação busca incentivar o uso seguro das pipas e reforçar, de maneira lúdica, a importância da prevenção.

O Procon reforça que a venda de cerol e linha chilena é proibida e orienta que denúncias podem ser feitas pelo número (68) 3223-7000 ou diretamente nas unidades de atendimento.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre terá R$ 6 milhões para implantar três centros de artes e esportes unificados

Marcio Nunes

Bocalom visita obras do viaduto Mamed Bittar e destaca impactos positivos no trânsito de Rio Branco

Marcio Nunes

Mulher chama a Polícia Militar para prender irmão em Cruzeiro do Sul por medo de facção criminosa

Kevin Souza

Agosto apresenta menor número de roubos no Acre dos últimos 11 anos

Raimundo Souza

Governo instala placas solares em obra de novo prédio do Procon

Jamile Romano

Com apoio do governo do Estado, Rodrigues Alves encerra Festival da Banana com inovação tecnológica

Redacao