24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Procon do Acre participa de seminário regional sobre prevenção de golpes e fraudes digitais


O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) participou, nesta semana, do Seminário de Relacionamento com o Consumidor (Semarc), promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O encontro foi realizado na sede do Banco do Brasil, em Brasília (DF).

O evento reuniu representantes de instituições financeiras, órgãos de defesa do consumidor e autoridades regionais, especificamente das regiões Norte e Centro-Oeste do país. O objetivo do encontro foi alinhar estratégias de prevenção e combate a práticas ilícitas que afetam os consumidores.

Representantes dos órgãos de defesa do consumidor participaram do seminário promovido pela Febraban em Brasília. Foto: cedida

Na oportunidade, a presidente do Procon-AC, Alana Albuquerque, que também representou a Diretoria Regional Norte da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), reforçou o protagonismo do Acre nos debates nacionais sobre normas consumeristas e políticas públicas em prol dos cidadãos.

O tema central da edição do Semarc Norte e Centro-Oeste foi “Prevenção de golpes e fraudes: ações setoriais”. O debate compôs a pauta devido ao crescente avanço das práticas criminosas que colocam em risco a segurança financeira da população brasileira.

“Ao participar dessa agenda, o Procon do Acre contribui para o fortalecimento de medidas conjuntas, que ampliam a proteção e a confiança dos consumidores nas relações de consumo”, destacou Alana Albuquerque.

Tema central dos debates foi a prevenção de golpes e fraudes digitais. Foto: cedida

Para o diretor executivo de Relações com o Consumidor da Febraban, Amaury Oliva, a integração entre os órgãos de defesa do consumidor e o setor bancário é essencial para resultados mais eficazes.

“O comportamento do consumidor está mudando ao longo do tempo, principalmente com o avanço das tecnologias digitais. Ou seja, temos uma mutação constante de mercado, devido aos novos padrões e interesses dos consumidores. Por isso, o momento exige mais diálogos institucionais para defender e dar segurança aos clientes”, ressaltou.

Além das trocas de experiências entre as duas regiões participantes do seminário, houve intensos debates sobre boas práticas de fiscalização, aplicabilidade e reflexões acerca das experiências de mediação de conflitos consumeristas realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

Presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, e o diretor executivo do seminário, Amaury Oliva, dialogaram sobre as experiências institucionais em prol dos consumidores. Foto: cedida

Outro tema discutido foi a educação financeira preventiva. Com a adesão dos consumidores a novas facilidades digitais, também crescem os riscos. Pelo leque de ações desenvolvidas pelo Núcleo de Educação do Procon-AC as experiências do órgão na área educacional ganharam destaque.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tiktok

Kevin Souza

Ciclismo em destaque: com sorteio de bicicletas e percurso de 8 Km, Pedala Rio Branco acontece neste domingo

Marcio Nunes

O ex-governador Flaviano Melo será homenageado com passagem na frente da sede do MDB antes de ser sepultado

Raimundo Souza

Ação solidária: TJAC e parceiros doam 1.800 garrafas de água para desabrigados em Rio Branco

Jamile Romano

Michelle Melo denuncia possíveis irregularidades na saúde pública do Acre

Marcio Nunes

Morre Mauro Bittar, que morou no Acre nos anos 1980 e 1990, irmão do senador Márcio Bittar

Marcio Nunes