22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Procon de Cruzeiro do Sul realiza operação contra comercialização de linhas cortantes

Publicado em 18/06/2025

A Divisão Regional do Procon/AC no Vale do Juruá, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), realiza de segunda-feira, 16, até  quarta-feira, 18, uma operação de fiscalização, orientação e prevenção em comércios de Cruzeiro do Sul, contra a venda de linhas cortantes, proibidas por lei devido aos riscos que trazem à segurança da população.

A ação tem como objetivo orientar e informar o comércio da região sobre a Lei Estadual nº 4.180/2003, que proíbe o uso de linhas cortantes, como o cerol, feitas de vidro moído, além da importação de linhas cortantes industrializadas ou de outros produtos com efeito cortante, como linha chilena e linha indonésia, utilizadas para soltar pipas.

O coordenador da Divisão Regional do Procon no Vale do Juruá, O coordenador da Divisão Regional do Procon no Vale do Juruá, Vasco de Souza, destaca que a iniciativa visa, além de educar, prevenir riscos à população, uma vez que os produtos representam perigo grave à segurança. Por isso, é fundamental que esses itens sejam retirados de toda a cadeia de consumo no estado.

“Nosso objetivo não é apenas punir, mas orientar os comerciantes e a população sobre os riscos dessas linhas cortantes, que podem causar acidentes graves e até mesmo fatais. Estamos agindo de forma preventiva, mas também firmes no cumprimento da lei”, enfatizou.

As linhas cortantes na soltura de pipas podem causar ferimentos se tocarem a pele, especialmente se forem feitas de materiais afiados ou com fios de vidro. Além disso, essas linhas podem enroscar-se em fios de energia elétrica, causando acidentes graves. O recomendável sempre na brincadeira é a utilização de linhas seguras e estar atento quanto aos riscos.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom destaca compromisso com pessoas em situação de rua durante sabatina

Marcio Nunes

Conab abastece unidade de Rio Branco com milho em apoio aos pequenos criadores pelo ProVB

Jamile Romano

Prova do concurso do TJ é cancelada e Instituto Verbena estabelece novo prazo para reaplicação; confira

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco recebe novas motobombas para reforçar abastecimento de água na capital

Raimundo Souza

Parque Ambiental Chico Mendes recebe delegações internacionais durante programação do GCF Task Force

Marcio Nunes

TRE descarta mais de 1,7 mil urnas eletrônicas antigas no Acre

Jamile Romano