25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Procon atua para garantir direitos dos consumidores durante a 50ª Expoacre

O governo do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), tem reforçado sua presença com ações estratégicas de fiscalização, atendimento, educação para o consumo e apoio aos superendividados.

A feira, considerada uma das maiores vitrines da cultura e economia do estado, se tornou espaço para o exercício pleno da missão institucional do Procon: garantir os direitos do consumidor por meio da orientação, prevenção e fiscalização.

Menina posa com o mascote Proconsu após completar a sequência do jogo “Caminho do Consumo”, no estande do Procon na Expoacre. Foto: Emely Azevedo/Procon

Fiscalização ativa e preventiva

Desde o primeiro dia, as equipes realizam rondas frequentes em estabelecimentos comerciais, quiosques e serviços de alimentação, coibindo práticas abusivas como o descumprimento de ofertas, cobranças indevidas e ausência de informações claras, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Equipe de fiscalização do Procon orienta empreendedora sobre práticas de consumo conforme o Código de Defesa do Consumidor, durante a Expoacre. Foto: Mellany Nascimento/Procon

Atendimento direto e mutirão de superendividamento

No estande localizado no Galpão Institucional, consumidores podem registrar denúncias, esclarecer dúvidas e formalizar reclamações. Também está em andamento o Mutirão de Superendividamento, com triagens financeiras e apoio personalizado, ampliando o acesso a soluções extrajudiciais ou, quando necessário, com encaminhamento à Defensoria Pública.

Atendimento ao consumidor realizado pela equipe do Procon durante a 50ª edição da Expoacre, garantindo orientação, acolhimento e registro de demandas diretamente no local. Foto: cedida

Educação para o consumo: formação desde cedo

O setor de Educação para o Consumo vem se destacando com a distribuição de materiais como “Saiba seus Direitos” e “Como Atender com Qualidade”, voltados ao público geral e empreendedores. Também estão sendo distribuídos exemplares gratuitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em cumprimento à Lei nº 12.291/2010. 

Distribuição de materiais educativos pelo Procon durante a Expoacre, incluindo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), cuja disponibilização nos estabelecimentos é obrigatória por lei. Foto: Lorrana Silva/Procon

Atividades interativas como o “Caminho do Consumo”, quiz educativo e jogos de cartas têm feito sucesso entre crianças e adolescentes, incentivando a consciência sobre o valor do dinheiro e o consumo responsável desde a infância.

Crianças se divertem colorindo a cartilha do Proconsu no estande do Procon durante a Expoacre. Foto: Clóvis Pereira/MPAC

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, destaca que o sucesso da atuação do instituto durante a Expoacre se deve ao trabalho integrado das equipes:
“Nosso foco é oferecer um serviço completo, com acolhimento, informação, orientação, fiscalização e educação. Atuamos de forma coordenada para que cada cidadão que procure o Procon tenha uma resposta eficiente, respeitosa e transformadora. Estamos aqui para servir a população e garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados em todos os aspectos.”

Com o encerramento da Expoacre se aproximando, o Procon reforça que sua atuação não se limita ao evento. O trabalho de fiscalização, atendimento, mediação de conflitos e ações educativas continua em todo o estado, com o compromisso de proteger e informar a população acreana todos os dias.

Canais de atendimento e denúncia

Presencialmente nas unidades da OCA e na sede do Procon, em Rio Branco
Disque 151 ou telefone (68) 3223-7000
Atendimento também disponível no estande do Procon na Expoacre, até o fim da feira.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo divulga nova convocação de processo seletivo da Educação

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza atendimentos de saúde e vários outros serviços no Dia Internacional da Mulher

Raimundo Souza

Petecão viabiliza R$ 3,9 milhões para pavimentação de ruas no bairro Montanhês em Rio Branco

Jamile Romano

Inscrições para palestra sobre educação com especialista Cláudia Costin continuam abertas

Redacao

‘Feito de mãos que acolhem’, diz Mailza em sessão na Aleac que celebra os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social

Raimundo Souza

Caminhão tomba na BR-317 e deixa vítima presa às ferragens em Xapuri

Raimundo Souza