26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Procedimento estético ineficaz gera direito à indenização por danos morais

Publicado em 06/06/2025

O Juízo da 5ª Vara Cível de Rio Branco determinou que uma paciente fosse indenizada por um procedimento estético que não teve resultado esperado, por isso a clínica deverá pagar R$ 2 mil, a título de danos morais. A decisão está disponível na edição nº 7.785 do Diário da Justiça eletrônico (pág. 136).

A autora do processo explicou que contratou os procedimentos estéticos e que após a realização do tratamento para redução de papada desenvolveu reações adversas, como feridas e cicatrizes. Além disso, reclamou que não foi alcançado o resultado prometido.

Em resposta, a empresa afirmou que os procedimentos ocorreram de forma regular, sem falha técnica. Então, foi atribuído à paciente o insucesso do procedimento, em razão de conduta inadequada no pós-tratamento.

Fotografias e áudios foram apresentados por ambas as partes do processo. As imagens não demonstram lesões graves ou deformidade permanente, mas revelaram a ausência de melhoria ou eficácia do tratamento, confirmando a insatisfação da consumidora com o resultado final. Ainda, os áudios também evidenciaram insegurança e dúvidas da consumidora que recebeu apenas orientações genéricas.

No entendimento da juíza Hellen Oliveira, a relação de consumo foi marcada por frustração, insegurança e orientação inadequada. “O que se tem, de fato, é a frustração da legítima expectativa da consumidora, que se sentiu enganada ou decepcionada com a ausência de resultado. Ainda que não tenha havido dano estético relevante, a violação ao direito à informação, somada ao desgaste emocional relatado, justifica a reparação por danos morais”, concluiu a magistrada.

Da decisão cabe recurso.

(Processo 0719108- 30.2024.8.01.0001)

 

[Assessoria TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Defensores públicos agradecem governador pelo fortalecimento da instituição

Marcio Nunes

Mailza  lidera importante reunião  para fortalecer o empreendedorismo feminino no Acre

Marcio Nunes

Prefeitura esclarece dúvidas sobre emissão de carnês do IPTU e anuncia mudanças no imposto para 2025

Marcio Nunes

O X da Questão: Bocalom fala sobre pesquisas e diz que eleição se ganha nas urnas: “Temos a grande maioria”

Marcio Nunes

Candidata se desequilibra e cai durante concurso de Rainha Trans do Carnaval do Rio Branco; veja o vídeo

Raimundo Souza

Sebrae promove desfile de moda durante Expoacre

Marcio Nunes