25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Procedimento estético ineficaz gera direito à indenização por danos morais

O Juízo da 5ª Vara Cível de Rio Branco determinou que uma paciente fosse indenizada por um procedimento estético que não teve resultado esperado, por isso a clínica deverá pagar R$ 2 mil, a título de danos morais. A decisão está disponível na edição nº 7.785 do Diário da Justiça eletrônico (pág. 136).

A autora do processo explicou que contratou os procedimentos estéticos e que após a realização do tratamento para redução de papada desenvolveu reações adversas, como feridas e cicatrizes. Além disso, reclamou que não foi alcançado o resultado prometido.

Em resposta, a empresa afirmou que os procedimentos ocorreram de forma regular, sem falha técnica. Então, foi atribuído à paciente o insucesso do procedimento, em razão de conduta inadequada no pós-tratamento.

Fotografias e áudios foram apresentados por ambas as partes do processo. As imagens não demonstram lesões graves ou deformidade permanente, mas revelaram a ausência de melhoria ou eficácia do tratamento, confirmando a insatisfação da consumidora com o resultado final. Ainda, os áudios também evidenciaram insegurança e dúvidas da consumidora que recebeu apenas orientações genéricas.

No entendimento da juíza Hellen Oliveira, a relação de consumo foi marcada por frustração, insegurança e orientação inadequada. “O que se tem, de fato, é a frustração da legítima expectativa da consumidora, que se sentiu enganada ou decepcionada com a ausência de resultado. Ainda que não tenha havido dano estético relevante, a violação ao direito à informação, somada ao desgaste emocional relatado, justifica a reparação por danos morais”, concluiu a magistrada.

Da decisão cabe recurso.

(Processo 0719108- 30.2024.8.01.0001)

 

[Assessoria TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Operação Adsumus tem continuidade no sistema prisional em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Em São Paulo, governador Gladson Cameli visita agência de atração de investimentos do Estado

Jamile Romano

Prefeito Tião Bocalom: “Um dos grandes valores que a vida me ensinou: nunca rejeitar trabalho!”

Raimundo Souza

Educação utiliza software para otimizar gestão da alimentação escolar

Jamile Romano

MPAC promove a 12ª reunião da Rede de Proteção à Mulher com balanço de avanços e desafios do trabalho em rede

Jamile Romano

Avanços na rede estadual de saúde ampliam rastreamento e diagnóstico do câncer de próstata no Acre

Redacao