26.3 C
Rio Branco
domingo, 4 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Problemas na captação de água do Saerb estão próximo do fim, garante Bocalom

Atualizada em 29/03/2025 08:45

Com a instalação 4 novas bombas e a chegada dos tubos de alta densidade, que servirão de dutos para captação do Rio Acre, pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), até a Estação de Tratamento de Água (Eta 2), a prefeitura estima que no máximo em 30 dias, os problemas ocorridos no mês passado, que deixou toda capital sem distribuição de água, seja finalmente solucionado.

Enoque Pereira, diretor-presidente da autarquia, garante que com as novas bombas e os dutos de alta densidade montados, além de facilitar na captação, vai diminuir as constantes manutenções do sistema e as Etas 1 e 2, vão operar com 100% de sua capacidade.

“Até concluir a obra, a gente está garantindo o abastecimento ainda na sua capacidade quase máxima. É uma garantia que não vai mais ter esse colapso, mas até lá, a gente vai estar ainda captando, tratando e distribuindo de uma forma tranquila. É um bloco que demora a curar. Então eu acredito que em 20 dias, a partir da semana que vem, a gente tenha já essa rede totalmente feita e sendo usada”.

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom visitou pessoalmente o local nesta sexta-feira (28), para verificar a chegada dos tubos de alta densidade, que são fundamentais para a melhoria do sistema de abastecimento de água na capital acreana. Ele recebeu explicações dos técnicos sobre a montagem de captação e refletiu sobre o estado em que recebeu o sistema de água de Rio Branco quando assumiu a prefeitura.

“Pensa numa dor de cabeça. Vocês estão acompanhando desde 2022, quando a gente pegou o sistema, não tinha uma bomba de reserva. Há 23 anos não se comprava uma bomba. Os tubos estouravam como aconteceu em 23. Enfim, e agora aconteceu de virar as duas balsas e cair as duas estações de captação. Então, realmente, a coisa estava crítica, mas muito crítica, mas Deus é bom. Nós temos uma equipe competente e fomos para cima, não deixamos faltar dinheiro e graças a Deus a gente está agora reformulando tudo. Esse que está chegando agora, que são seis carretas de tubos, cinco ou seis carretas de tubos que estão chegando, é exatamente para a gente resolver o problema de vez”.

Resolvido o problema de captação, das Etas 1 e 2, o prefeito pontuou, que ainda é preciso substituir a maioria das redes de distribuição por serem antigas, muitas com mais de 40 anos de uso, o que impacta no vazamento e desperdício, impedindo que a água tratada, chegue até as casas das pessoas.

“A gente conseguiu aprovar, através da Defesa Civil Nacional, um projeto de quase 17 milhões. A gente está refazendo aqui toda a Eta 2. A gente sabe que são tubulações velhas que precisam ser alteradas, trocadas. Agora isso é caríssimo! A gente vai resolver o problema da captação, o problema do tratamento, aí a gente entra na distribuição que exatamente substituir uma quantidade enorme de canos velhos que tem pela cidade, mas devagar a gente vai vencendo. Tenho fé em Deus e com a ajuda do nosso povo, com o entendimento do nosso povo, a gente vai chegar lá”, finalizou o Prefeito.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Prefeito Tião Bocalom e senador Márcio Bittar fazem visita técnica nas obras do viaduto Mamedio Bittar

Marcio Nunes

Ação humanitária do governo entregou mais de 146 toneladas em alimentos para atingidos pelas enchentes

Marcio Nunes

Estado abre inscrições para seleção de artistas para o Carnaval da Família

Jamile Romano

Em BH, Bocalom defendeu gestão planejada e sustentabilidade

Marcio Nunes

Chancay: um megaporto de oportunidades para o Acre

Jamile Romano

Comunidade Vila Verde receberá água encanada após décadas de espera

Jamile Romano