As nossas duas primeiras organizações criminosas surgiram e se agigantaram em quais Estados?
Primeiro veio o CV-Comando Vermelho, no Estado do Rio de Janeiro, e para não ficar para trás, o Estado de São Paulo criou a sua própria organização, o PCC-Primeiro Comando da Capital. A partir de então os potenciais criminosos dos demais Estados da nossa federação, inspirados nelas duas, foram criando as suas próprias organizações criminosas e na linha do tempo, no nosso Acre, surgiu a Bonde dos 13.
Neste particular, o que ora denominamos de esquerda e direita, a tudo assistiam e sem tomarem as urgentes e devidas providências, enquanto isto, o crime foi se organizando, e em contrapartida, o nosso Estado, em todos os níveis, não conseguiram combatê-las. Daí, o pior veio acontecer, no caso, a politização das nossas organizações criminosas.
Como os chefões das referidas organizações não atendem a nenhuma ideologia política, sim e tão somente, as suas imediatas vantagens, em particular, as de ordem financeira, as mesmas foram se tornando cada vez mais atrativas, sobretudo para os jovens que não viam as mínimas perspectivas de melhorarem as suas próprias vidas.
Presentemente, na cidade do Rio de Janeiro, quase a metade de sua população, residente nos seus bairros suburbanos, obedecem às determinações dos seus próprios criminosos, e nos seus elegantíssimos bairros, as festanças acontecem e quase sempre regadas por toda sorte de drogas, entre elas, a popular cocaína.
A propósito, o mesmo vem acontecendo na cidade de São Paulo, e isto para a satisfação de quem? Das suas próprias organizações criminosas. Ante ao exposto, o que acabou de acontecer na cidade do Rio de Janeiro, de pronto, e com vistas às eleições d 2026, uma chacina na qual restaram 121 cadáveres, tornou-se objeto de propaganda eleitoral para os nossos próximos candidatos.
Voltando ao CV e ao PCC, pergunto: por que a nossa segurança pública não cuidou a tempo e no sentido de evitar que as mesmas houvessem se alastrado tanto e se organizado tanto, a ponto de terem se tornado na principal preocupação do nosso país?
Se da desgraça poderemos extrair boas conclusões, ainda que raramente, que a referida chacina tenha sido a última a acontecer no nosso país, e não a penúltima, afinal de contas, as organizações criminosas, com toda certeza, não se darão por rendidas e certamente irão se preparar para novos embates.
Confúcio já dizia: “cuida de evitar os crimes, para que não sejas obrigado a punir os criminosos”. Diria mais, parafraseando Shakespeare: “uns vencem pelos seus crimes, outros fracassam por suas virtudes.

