Atualizada em 12/04/2025 09:00
Bastante prestigiada pela população e representantes de bairros da Baixada da Sobral, a primeira Sessão Itinerante da Câmara Municipal, além de oferecer serviços, realizou uma audiência pública com os moradores, referente à instalação do Centro Pop na Regional e a continuidade do Programa Asfalta Rio Branco, pela prefeitura da capital.
Representando o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o secretário de Articulação Institucional do município, Jonathan Santiago, tranquilizou sobre a continuidade do Asfalta Rio Branco, e pontuou que os serviços seguem dentro do cronograma previsto.
“Esperando agora a parada das chuvas para que o município retome com a Emurb e com as quatro empresas que ainda tem contrato porque o programa ainda permanece. Importante deixar isso claro, que o que foi encerrado foi a ata que proporcionou o programa, mas as empresas estão sendo contratadas e também esclarecer aqueles locais de ruas que eventualmente tiveram defeitos, alguns vícios, abriu o buraco novamente, as empresas estão sendo notificadas para retornar, dando a garantia do serviço, mas o município está assim pronto. Vai receber mais informações aqui dos vereadores, trazidas pela comunidade e vai estar aí passando para os demais secretários para resoluções e atendimento ao anseio das pessoas”.
A polêmica mudança do Centro Pop do centro da cidade, para a região da Baixada da Sobral, foi outro tema debatido na sessão itinerante, mas os moradores e lideranças de bairro foram unânimes aos vereadores, que não aceitarão a instalação dos serviços que atende pessoas em situação de rua naquela regional.
“Eu quero registrar que não é uma questão de preconceito essa transferência do Centro Pop para cá. Nós já temos nossos problemas. Nós já temos nossos moradores de rua. E a questão da segurança, todos sabemos que aqui também é um problema. Essa baixada é extensa são mais de 80, 90 mil moradores. É muita gente para tomar de conta. Aí você vai trazer um outro problema para cá, porque não se 0consegue resolver no centro. No centro tem o quartel. O centro é mais seguro do que a Baixada da Sobral”, disse o presidente do bairro Plácido de Castro, Cleiton Nogueira.
Presente na sessão, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Rio Branco, João Marcus Luz, argumentou que a mudança do Centro Pop que atende os moradores em situação de rua é um problema absolutamente social, de todos, e que o problema deve ser encarado da maneira mais humana possível.
“É um problema da cidade de Rio Branco, da sociedade de Rio Branco e outra coisa, a Lei não permite você esconder um problema. Lembra dos tempos dos hansenianos que levavam para as colônias? Não, agora não, é um problema da sociedade. Nós temos que resolver juntos. Eu quero inclusive aproveitar para agradecer o Ministério Público. E nós temos 90 dias para construir um plano, para melhorar o serviço para a população em situação de rua. E o primeiro ato é tirar o Centro Pop do local onde está. Primeiro que o prédio está condenado pela Defesa Civil. E segundo que ali já foi contaminado, infelizmente pela turma do Papouco, que inclusive não deixa o usuário em situação de rua usar o serviço do Centro Pop. Então tirar daquele local é de imediato, é urgente”.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira, garantiu que outras sessões itinerantes serão realizadas nas 10 regionais da capital, discutindo temas relevantes, que melhorem cada vez mais a vida da população rio-branquense.
“Com certeza ouvir a população, foi o que nós nos comprometemos quando eu assumi o mandato, quando assumimos a presidência da Câmara também, juntamente com os vereadores. Nós nos comprometemos em ir para os bairros para ouvir a população. Eu tenho falado que a população é sábia. A população quer o seu representante próximo dela. A população quer ser ouvida. E hoje nós estamos dando uma demonstração clara do compromisso que nós temos com a população de Rio Branco. Isso é um marco da câmara municipal. Nós estamos indo para os bairros ouvir a população. É importante falar para a população de Rio Branco que não é apenas a Baixada Sobral, mas essa câmara itinerante. Nós vamos ampliar também para as outras regionais e também para a zona rural. Então em breve também nós vamos estar debatendo temas importantes nas outras regionais”.
Na próxima terça-feira (15), uma votação na Câmara Municipal pelos Vereadores, será escolhido um local definitivo para a instalação do novo Centro Pop, que também deverá mudar de nome para Centro da Dignidade.
[Assessoria]