23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Presidência do TJAC verifica desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para melhorias no atendimento e gestão

Publicado em 11/06/2024

Sistemas que fornece dados de produtividade para gestão, painéis que acompanham e monitoram governança de tecnologia da informação, canal de atendimento automatizado, e ferramenta de Inteligência Artificial estão entre as tecnologias que em breve serão empregadas para aperfeiçoar os serviços prestados

O investimento em tecnologia é uma prioridade da gestão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por isso, nesta segunda-feira, a presidente da Corte, desembargadora Regina Ferrari, visitou a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), verificando como está o desenvolvimento das ferramentas de informática que serão empregadas na melhoria da prestação jurisdicional, acolhendo e atendendo a população.

Acompanharam a gestora, o desembargador Laudivon Nogueira, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAC, as juízas e o juiz auxiliares da Presidência Zenice Cardozo, Isabelle Sacramento e Giordane Dourado. As magistradas e magistrados visitaram as gerências da Ditec.

Durante a visita, foram apresentados os estágios de desenvolvimento dos seguintes instrumentos tecnológicos, que serão empregados para aperfeiçoar os serviços prestados:

– SAJ Insights – a plataforma dentro do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) permitirá o acesso a painéis estatísticos da produtividade de cada unidade e até de cada servidor, subsidiando gestores com informações para sanar os pontos fracos e fortalecer iniciativas que gerem bons resultados.

O SAJ Insights é um sistema de inteligência de negócios (conhecido pelo termo inglês Business Intelligence, BI) e possibilitará acompanhar o desempenho da unidade em relação as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a produtividade, demandas e outros dados fornecidos em tempo real.

– iGovTIC-JUD – também são painéis de monitoramento das metas e atividades da governança da Tecnologia da Informação, só em conexão direta com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa ferramenta foi instituída pelo CNJ, para aferição do cumprimento das diretrizes estratégicas de nivelamento e dos indicadores de governança, gestão e infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs).

– Berna – A ferramenta de Inteligência Artificial Berna (Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural), foi desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e cedida à Justiça acreana. O sistema realiza o agrupamento e classificação e, nesse primeiro momento, será empregada para classificar as petições iniciais e realizar o trabalho de distribuição de processos.

Mas, com o Berna será possível criar automações para sanar ações predatórias e outras ambições que forem identificadas pela gestão.

– Chatboot Luzia – É um canal de comunicação automatizado para servidoras e servidores que abrirem chamado de atendimento à Ditec. Com o meio será possível buscar a resolução da demanda por meio do diálogo com a Luzia e, caso não solucionado, poderá entrar em contato com um atendente humano.

A presidente ressaltou a importância da Tecnologia para o aperfeiçoamento dos serviços. “Temos demandas urgentes e necessárias na área de tecnologia para a boa prestação jurisdicional. Nós haveremos de conquistar a excelência em governança e tecnologia para servir melhor o jurisdicionado. Muito obrigada por vocês estarem despertos para esse servir”, comentou Ferrari.

O desembargador Laudivon discorreu sobre o trabalho realizado pela Ditec. “Todos juntos colaboramos para servir as pessoas e sem a tecnologia não fazemos nada hoje. Então, quero parabenizar todos aqui, que o trabalho de vocês reflita na vida de muitos que procuram a Justiça. Que juntos possamos alcançar a excelência na prestação jurisdicional”, falou Nogueira.

 

[Assessoria ]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nota Pública sobre evasão de preso

Raimundo Souza

Polícia Civil realiza mais de 30 ações e prende 34 suspeitos durante operação Caminhos Seguros 2025 no Acre

Marcio Nunes

Justiça determina prisão preventiva de acusado de feminicídio em Capixaba

Jamile Romano

Com pouca chuva, nível do rio em Rio Branco ameaça repetir crise de 2024

Jamile Romano

Preparativos carnaval: Sorteio define comerciantes que irão vender alimentos e bebidas

Marcio Nunes

Faculdade Sebrae lança curso EAD sobre internacionalização para pequenos negócios 

Marcio Nunes