25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Preocupante

Publicado em 04/07/2024

     O que motivou a visita do ditador russo, Vladimir Putin, ao tirano Kim Jong-um, da Correia do Norte?

       Ao longe, dado o fato de me encontrar bastante distante dessa perversa dupla, mesmo que não fosse assim, jamais poderia aplaudir um encontro entre esses dois chefes de Estado, ambos pessimamente avaliados e em todo o mundo. Daí as minhas, e mais espero que devam ser as preocupações dos demais chefes de Estado, sobretudo daqueles do chamado mundo civilizado, particularmente, daqueles que defendem a democracia, e como conseqüência, a própria liberdade.

Recentemente ouvi do próprio Wladimir Putin uma declaração na qual ele afirmava que o seu país encontrava-se pronto e preparado para uma guerra, e se necessário, poria todo o seu arsenal atômico em ação. Particularmente, não creio que isto possa acontecer, mas em se tratando de uma ameaça, nada poderia ter sido mais agressivo e preocupante.

Como a Rússia e os EUA dispõem dos dois principais arsenais de guerra, em particular, de armas atômicas, o suficiente para destruir todo o nosso planeta, vem à pergunta que não pode calar: caso o genocida, cruel e sanguinário Adolf Hitler dispusesse das mesmíssimas condições, ao ver-se derrotado na 2ª guerra mundial, antes de dar um tiro no seu próprio ouvido, ele o teria utilizado?

Isolado como se encontra e cada vez mais rejeitado pelos países, até mesmo por aqueles que compuseram a outrora e poderosíssima URSS, já que a maioria deles estão buscando integrar-se a OTAN-Organização do Tratado do Atlântico Norte, qualquer chefe de Estado que tenham as mesmas convicções dos dois tiranos acima referidos é sempre uma ameaça à paz mundial.

Na Correia do Norte, segundo o CSIS-Centro Estratégico de Estudos Internacionais, só tem acesso à internet as pessoas e agências de confiança do ditador Kim-Jong-un e mais: até a posse de um computador carece de prévia autorização estatal.

As guerras em curso, particularmente duas delas, a da Rússia contra a Ucrânia e a de Israel contra os palestinos, e não apenas contra o Hamas, só nos tem demonstrado quanto se faz urgente o estabelecimento de uma nova ordem internacional em substituição a hoje desprestigiada e recorrentemente desrespeitada ONU.

Do terrorista Benjamin Netanyahu falarei oportunamente.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Os tucanos batem asas para não baterem bicos mais

Jamile Romano

Outro brasileiro insatisfeito com as mudanças nas regras para obtenção de cidadania italiana é o deputado David Soares

Jamile Romano

Tempos de discórdias

Narciso Mendes

Segurança pública

Narciso Mendes

Vitória maiúscula

Jamile Romano

Dois episódios que podem impactar na aprovação do presidente Lula da Silva preocupam o Governo

Jamile Romano