23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prêmio Bacurau de Direitos Humanos reconhece histórias de luta e transformação social em Rio Branco

Publicado em 20/12/2024

Na noite dessa quinta-feira (19), na Praça da Revolução, lutas que inspiram e transformam uma cidade, foram reconhecidas como agentes de transformação social em Rio Branco.

Foi esse o sentimento que marcou a entrega do Prêmio Bacurau de Direitos Humanos (edição 2023/2024), evento promovido anualmente pela Prefeitura de Rio Branco, que celebra histórias de vida dedicadas à promoção da igualdade, da justiça e do respeito às diferenças.

Inspirado na vida de Francisco Augusto Vieira Nunes, o Bacurau, ativista que superou a hanseníase e deixou um legado contra a discriminação, o prêmio homenageou pessoas e instituições que fizeram a diferença na promoção dos Direitos Humanos no decorrer do ano.

Os premiados da noite:

Para Valter Combate, fundador de uma escolinha de Jiu-Jitsu gratuita, o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho que impacta positivamente as comunidades.

“É uma satisfação muito grande receber esse reconhecimento. Ver a alegria nos olhos das crianças ao praticar esporte não tem preço”, destacou ele, ressaltando o potencial transformador do Jiu-Jitsu.

A Defensoria Pública do Estado também foi uma das instituições homenageadas com o prêmio. O defensor público Celso Araújo Rodrigues ressaltou a relevância da instituição no apoio às populações mais vulneráveis.

“Em 2024, realizamos mais de 155 mil atendimentos, incluindo ações voltadas para crianças, adolescentes, idosos e populações em situação de rua e indígenas. É uma honra receber esse reconhecimento”, afirmou.

Irmã Tereza, da Congregação Serva de Maria Reparadoras, representou o Centro Cultural Novarese, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“Estamos aqui há mais de 15 anos, promovendo esporte, lazer e cursos para quem mais precisa. É muito gratificante receber esse reconhecimento”, disse.

O último prêmio da noite foi para Terezinha Prundência (In memorian), esposa de Bacurau. Eliadia Prudência, filha, recebeu a homenagem e emocionou o público ao destacar o legado de dignidade e inclusão deixado pelo pai.

“Este prêmio realmente faz jus ao seu propósito, reunindo aqui pessoas que superaram o preconceito e participaram de um momento tão significativo para a cidade”, afirmou.

Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da Prefeitura de Rio Branco, destacou a importância do prêmio como um instrumento de valorização das lutas coletivas e individuais.

“O Prêmio Bacurau é mais que uma celebração, é um momento de reafirmar nosso compromisso com a dignidade humana. Cada premiado representa uma história de coragem e determinação, que inspira e transforma nossa sociedade. É uma honra fazer parte desse reconhecimento”.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito Tião Bocalon faz visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Justiça do Acre

Marcio Nunes

Mestre Maçom e Ex-Servidor Público Morre em Colisão na BR-364

Raimundo Souza

“Queda de Maduro é paulada no Foro de São Paulo”, afirma senador Márcio Bittar

Raimundo Souza

Governo recebe R$ 35 milhões em recursos federais para obras de infraestrutura no Acre

Marcio Nunes

Prefeitura se antecipa e já tem Parque de Exposições preparado para abrigar famílias em caso de enchente

Marcio Nunes

Rio Branco terá dois feriados na próxima semana; veja o que muda no funcionamento dos serviços

Kevin Souza