22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura leva programa de saúde para o Projeto “Família na Escola” no Ramal Garapeira

Publicado em 11/05/2024
Foto: Marcos Araújo/Assecom

O projeto “Família na Escola”, foi idealizado para aproximar os pais da vida educacional de seus filhos. Por isso, neste sábado (11), a Escola Municipal Boa União, localizada no Ramal Garapeira, fez o convite à comunidade para fazer parte da iniciativa.

Aproveitando a oportunidade, houve apresentações das turmas em comemoração pelo Dia das Mães com sorteio de brindes.

Buscando apoiar a ação, a Prefeitura de Rio Branco, se fez presente por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

Marinês: ” Orientamos e encaminhamos a pessoa necessitada a uma unidade de saúde para que procure o atendimento” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

De acordo com a coordenadora do programa, Marinês França, 18 profissionais levam às escolas os serviços de aferição de pressão, saúde bucal, massoterapia, atendimento psicológico e recreação com as crianças.

“O Saúde na Escola dentro da comunidade, principalmente na rede municipal de educação é uma orientação e prevenção aos agravos das doenças. E depois da Covid, a gente ficou com um problema muito grande em saúde mental. Então, as psicólogas, no momento, são a maior procura que temos. Fazemos a parte da orientação e encaminhamos a pessoa necessitada a uma unidade de saúde para que procure o atendimento. Muitas vezes a gente mesmo faz esse caminho, quando o caso é muito sério.”

Vanilse: “Muitos pais precisam desse acompanhamento e, com certeza, é muito importante (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Segundo Vanilse Cândida, diretora da escola, a participação da gestão por meio do programa reforça ainda mais a iniciativa dos pais em comparecerem ao evento. Ela destacou que a previsão é que mais de 150 famílias participem da ação.

“Como a comunidade é bem carente e o posto de saúde é um pouco distante, esse trabalho é de excelência porque vai atender as famílias e as crianças que tanto necessitam, principalmente na área bucal com o dentista e a psicóloga, muitos pais precisam desse acompanhamento e, com certeza, é muito importante.”

Para Ronisia Silva, mãe do Stevan, ações como essa são de extrema importância para que os pais estejam mais presentes. Como participante do Conselho da escola, ela falou sobre a satisfação que é poder acompanhar de perto o aprendizado de seu filho.

“É uma forma de chamar a atenção, principalmente dos pais, para estarem presentes na escola acompanhando os filhos, já que durante a semana estão trabalhando. Então, o sábado é um dia muito especial para os pais virem e fazer o papel deles na escola. E esse Projeto de Saúde na Escola foi uma ótima ideia que a prefeitura trouxe e a gente só está aproveitando aí. Muito obrigada!”

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Equipe da Sema vai a Brasileia coletar imagens para fazer análise da situação ambiental no pós-cheia

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco cadastra famílias afetadas por alagações para direcionamento de benefícios

Marcio Nunes

Investimentos revolucionam Centro de Especialidades Odontológicas e promovem qualidade de vida de pacientes

Raimundo Souza

OCA registra cerca de 100 mil atendimentos realizados em janeiro

Jamile Romano

Acre e governo federal dialogam para fortalecimento de ações emergenciais do Sistema Único de Assistência Social

Kevin Souza

Governo do Estado lança programa Insemina+ no Juruá e beneficia produtores rurais da região

Raimundo Souza