24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura inaugura a 4ª célula de aterro sanitário na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos

Atualizada em 26/04/2024 08:46

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), inaugurou, nesta quinta-feira (25), a 4ª célula de aterro sanitário na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre). A célula é um local que armazena todos os resíduos sólidos coletados na cidade, onde são tratados da forma correta. Foram mais de seis milhões de reais de investimento em recursos da prefeitura para poder construir a célula conforme todas as normas ambientais.

Para o prefeito de Rio Branco, quando é dado o destino final ao lixo da maneira correta é uma ajuda ao meio ambiente.

“A construção desta quarta célula, como disse, a técnica que trabalha aqui há mais de 20 anos e conhece tudo isso, quando como foi feito no início, ela realmente foi feita dentro das técnicas. Depois as outras foram feitas de qualquer jeito. Agora não, a gente volta a fazer uma célula dentro da técnica correta, direitinho, como manda o figurino. Então eu estou feliz de que a nossa prefeitura guardou o dinheiro, a nossa prefeitura economizou para fazer esse tipo de trabalho para ajudar, colaborar com o meio ambiente.”

Na célula, o lixo não tem contato com o solo, o que evita a contaminação, inclusive, do lençol freático, pois o chorume não chega até lá. A célula tem a capacidade de armazenar 220 toneladas ao dia, 6.600 ao mês, 78 mil ao ano. Em média são 400 mil toneladas armazenadas em cinco anos, como disse o secretário de Meio Ambiente do município, Carlos Nasserala.

“A gente vai ter condição de receber aqui, durante cinco anos, que é a previsão útil dessa célula, em torno de 400 mil toneladas. Então a cidade de Rio Branco está bem tranquila quanto a destinação do resíduo de nossa cidade.”

Durante a inauguração da quarta célula, o prefeito, secretário, diretores e funcionários da Utre, acompanharam o descarregamento do primeiro caminhão.

Por meio de um consórcio intermunicipal, a previsão é que ainda esse ano, 12 municípios do Alto e Baixo Acre destinem seus residuos solidos para serem tratados nesta nova célula. Segundo o prefeito, que também é presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), a consolidação do consórcio intermunicipal é um avanço para as cidades que encontraram dificuldade no descarte dos resíduos sólidos.

“Ela vai receber lixo não só de Rio Branco, mas também poderá receber lixo dos municípios vizinhos, todos que estão com grande problema, inclusive do Ministério Público no pé deles, porque o lixo deles não são destinados de forma legal. Então, a Prefeitura de Rio Branco está feliz em poder atender o cidadão rio-branquense e atender também aos municípios vizinhos dentro de uma parceria que a gente está estabelecendo através do nosso consórcio”, explicou o prefeito.

Na soleniade foi assinado um termo para que os materiais recicláveis, separados na Utre sejam entregues para Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Branco (Catar), cujo trabalho contribui com o meio ambiente e a sustentabilidade na medida em reaproveitam material que podem ser reutilizáveis e ainda garantem renda para ajudar várias famílias da própria cooperativa.

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco anuncia data e local para inscrições do Concurso das Realezas do Carnaval 2024

Jamile Romano

Justiça condena professora por maus-tratos a aluno ­com autismo no interior do Acre

Jamile Romano

Projeto de música é implantado na Cidade do Povo e já atende mais de 250 alunos no Coral Vozes do Povo

Marcio Nunes

Governo promove regularização de quiosques em parques públicos

Jamile Romano

Vereadores de Rio Branco autorizam a RBtrans a gastar R$ 13,5 milhões no transporte coletivo.

Raimundo Souza

A floresta, a água, e a sobrevivência dos povos

Raimundo Souza