27.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura e MPAC se reúnem para articular andamento de ações e garantir o bem-estar animal

Publicado em 22/02/2024

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) realizou uma reunião, na manhã desta quinta-feira (22), com a presença do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo (Caop-Maphu), e representantes do Departamento de Controle de Zoonoses, do Planejamento e da Vigilância Epidemiológica e Ambiental, os três últimos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Estavam presentes o subsecretário da Semeia, Emerson Leão e a Assessora Jurídica da Semeia, Ellen Nogueira; a secretária do Conselho de Bem-estar Animal, Ângela Fortes; o gerente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semsa, Nésio Carvalho; o diretor de Planejamento da Semsa, Alcirley Quintela; o gerente do Departamento do Centro de Zoonoses da Semsa. Herbert Teixeira e os membros do Caop-Maphu, do MPAC, Weruschka Oliveira, Nésia Moreno e Paulo Henrique da Silva.

O encontro teve como objetivo acompanhar as ações em andamento para garantir o bem-estar de cães, gatos e animais de grande porte, especialmente os que se encontram em situação de maus-tratos e abandono nas ruas da capital.

Segundo o membro do Caop-Maphu, do MPAC, Paulo Henrique, é de extrema importância essa articulação conjunta, mas todas as instituições devem unir esforços e levar respostas à sociedade.

“Ficou deliberado de que a Semeia vai encaminhar um plano voltado à Educação Ambiental e conscientização em relação aos animais e o departamento de Zoonoses da Semsa também vai encaminhar o seu planejamento das ações de divulgação. É importante ressaltar que estamos tratando do bem-estar animal e a população precisa nos ajudar, pois o fato de abandonar algum animal já implica em relação a maus tratos. E aí a ideia é que a gente mostre para a sociedade a responsabilidade que ela tem com um animal a partir do momento de adotar e a responsabilidade prevista em lei, tanto em relação a multas, como até o próprio crime de maus tratos aos animais”, explicou

De acordo com o subsecretário Emerson Leão, a Semeia, já tem participado e colaborado por meio da Educação Ambiental.

“Demos a informação que o MPAC não tinha conhecimento de que a Educação Ambiental, dentro da Semeia já vem realizando esse trabalho de conscientização sobre o bem-estar animal. O secretário Carlos Nasserala tem dado prioridade a essa causa, mas também sabemos o tamanho do passo que nós podemos dar. Já existe um Grupo de Trabalho em fase de nomeação que deve apresentar ao prefeito todas as possibilidades de poder ter um belo trabalho em relação a causa animal”, disse Emerson.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Abastecimento de água da capital volta à normalização

Jamile Romano

Acre sedia 47ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada neste fim de semana

Marcio Nunes

Cafeicultores são selecionados para abastecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar no Acre

Kevin Souza

Biografia do ex-governador Orleir Cameli será lançada em Cruzeiro do Sul

Redacao

A Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil Marina Silva lamenta o falecimento do ex-governador Flaviano Baptista de Melo

Raimundo Souza

Em entrevista às rádios Aldeia e Difusora, vice-governadora Mailza destaca investimentos sociais

Marcio Nunes