26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco reforça fiscalização ambiental e pede apoio da população no combate ao descarte irregular de lixo

Publicado em 31/05/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segue atuando firmemente na fiscalização de crimes ambientais na capital. Na quinta-feira (30), fiscais do Departamento de Controle Ambiental estiveram no Conjunto Habitacional Habitar Brasil, para verificar uma denúncia de descarte irregular de resíduos sólidos em via pública, registrada em vídeo e amplamente repercutida nas redes sociais.

No local, os fiscais identificaram os vestígios do descarte e lavraram a ocorrência. No entanto, devido à baixa qualidade das imagens e à ausência de informações que permitam a identificação clara dos autores, ainda não foi possível aplicar as sanções previstas em lei.

A secretaria ressalta que a fiscalização é constante e que o apoio da população é fundamental para coibir esse tipo de crime ambiental. Denúncias com o maior número de informações possíveis – como placa de veículo, endereço exato e fotos ou vídeos com boa resolução – auxiliam diretamente no processo de responsabilização dos infratores.

“A população tem um papel essencial no enfrentamento ao descarte irregular. A nossa equipe segue comprometida em investigar e tomar as medidas cabíveis sempre que for identificada alguma irregularidade”, afirmou a secretária Municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille. “Pedimos que continuem denunciando. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está à disposição para agir, dentro dos limites legais, em defesa do meio ambiente e da cidade”, completou a titular da pasta.

A Prefeitura reforça que crimes ambientais são passíveis de penalidades, conforme a legislação vigente, e que manter a cidade limpa e saudável é um dever compartilhado entre poder público e cidadãos.

As denúncias podem ser feitas pelo Disk Denúncia da Semeia, no número (68) 3212-7466. Em breve, a Prefeitura de Rio Branco também lançará um portal exclusivo para denúncias ambientais, oferecendo mais praticidade e agilidade ao cidadão.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Depuatada Socorro Neri leva pedido de jovem acreano ao MEC e provas do Enem serão adaptados para pessoas com autismo

Marcio Nunes

Sebrae no Acre oferece capacitações online para empreendedores

Marcio Nunes

Procurado no Acre: homem é acusado de estuprar três sobrinhos no interior do Estado

Jamile Romano

Corpo de Bombeiros do Acre faz perícia ambiental em ações de fiscalização contra incêndios

Raimundo Souza

MPAC está entre os dez Ministérios Públicos com maior interação nas redes sociais

Raimundo Souza

TCE-AC manda suspender contrato da Casa Civil para lavagem de veículos após denúncia de irregularidades

Jamile Romano