24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de assistência às pessoas em situação de rua com distribuição de agasalhos e alimentos

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na noite dessa quarta-feira (25), mais uma importante ação humanitária voltada ao atendimento das pessoas em situação de rua. A iniciativa contemplou os bairros Papoco e Dom Giocondo, com a distribuição de agasalhos, cobertores e alimentos, incluindo uma sopa nutritiva preparada pela equipe de Segurança Alimentar do município.

Segundo o diretor de Política de Assistência Social, Ivan Ferreira, esta foi a terceira grande mobilização realizada somente em 2025, beneficiando mais de 300 pessoas em diferentes regiões da capital.

“Estamos entregando agasalhos e cobertores que foram doados pela sociedade civil e também adquiridos com recursos próprios, em parceria com a Defesa Civil. Isso demonstra que estamos executando o que rege a política de assistência social e levando dignidade às pessoas”, destacou o gestor.

Durante a ação, casos específicos receberam atenção diferenciada, como o de Emily Andrade, 22 anos, grávida de seis meses. “A maioria das pessoas aqui só depende do Centro Pop. Depois que ele saiu daqui eles vêm sempre nos visitar”, contou Emily.

Além das ações em campo, a Prefeitura mantém atendimento diário no Restaurante Popular, onde são servidos café da manhã e almoço para pessoas em situação de rua. O Centro Pop, centro de referência desse público, conta com equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos e agentes sociais, que realizam os devidos encaminhamentos e acompanhamentos.

Levantamento e mapeamento social

De acordo com Ivan Ferreira, mais de 600 pessoas estão em situação de rua em Rio Branco, espalhadas por ao menos dez territórios urbanos. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos tem intensificado os trabalhos com abordagens diárias, levantamento de dados e articulação intersetorial com as redes de saúde, segurança e administração.

Na comunidade conhecida como “Matinha”, localizada no bairro Triângulo, cerca de 10 a 12 pessoas vivem em situação de rua e recebem atendimento frequente da equipe de abordagem social. O local também está sendo avaliado para a concessão de auxílio moradia (aluguel social).

Outro exemplo é o caso de Andreza Nascimento, de 28 anos, que relata ter ido para as ruas após conflitos familiares. Ela e outras vinte pessoas abrigam-se em um casebre de madeira abandonado. “É aqui que consigo descansar quando não tenho outro lugar”, disse.

Compromisso com a dignidade

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco refletem o compromisso da gestão com a dignidade, o respeito e o cuidado com os mais vulneráveis. Com políticas públicas integradas e sensíveis, a Administração Municipal busca oferecer mais que assistência: oportunidades de reinserção e cidadania.

“Esse é o nosso desafio diário: levar esperança, amparar os excluídos, sem preconceito e com dignidade”, concluiu Ivan Ferreira.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Idaf dá inicio à campanha de Declaração de Rebanho referente a 2024

Jamile Romano

Com mais de 35 mil habitantes, Terra do Açaí completa 86 anos com fortalecimento do extrativismo, preservação da cultura e desenvolvimento regional

Raimundo Souza

Feira Natalina de Economia Popular e Solidária é aberta oficialmente nesta sexta-feira e vai até o dia 24 no Horto Florestal

Marcio Nunes

Eduardo Ribeiro faz apelo contra a coação de advogados em eleições da OAB no Acre

Jamile Romano

Entenda mudanças na aposentadoria em 2024

Jamile Romano

Energisa orienta sobre como identificar desconto da tarifa social na conta de energia

Jamile Romano