23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de assistência às pessoas em situação de rua com distribuição de agasalhos e alimentos

Publicado em 27/06/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na noite dessa quarta-feira (25), mais uma importante ação humanitária voltada ao atendimento das pessoas em situação de rua. A iniciativa contemplou os bairros Papoco e Dom Giocondo, com a distribuição de agasalhos, cobertores e alimentos, incluindo uma sopa nutritiva preparada pela equipe de Segurança Alimentar do município.

Segundo o diretor de Política de Assistência Social, Ivan Ferreira, esta foi a terceira grande mobilização realizada somente em 2025, beneficiando mais de 300 pessoas em diferentes regiões da capital.

“Estamos entregando agasalhos e cobertores que foram doados pela sociedade civil e também adquiridos com recursos próprios, em parceria com a Defesa Civil. Isso demonstra que estamos executando o que rege a política de assistência social e levando dignidade às pessoas”, destacou o gestor.

Durante a ação, casos específicos receberam atenção diferenciada, como o de Emily Andrade, 22 anos, grávida de seis meses. “A maioria das pessoas aqui só depende do Centro Pop. Depois que ele saiu daqui eles vêm sempre nos visitar”, contou Emily.

Além das ações em campo, a Prefeitura mantém atendimento diário no Restaurante Popular, onde são servidos café da manhã e almoço para pessoas em situação de rua. O Centro Pop, centro de referência desse público, conta com equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos e agentes sociais, que realizam os devidos encaminhamentos e acompanhamentos.

Levantamento e mapeamento social

De acordo com Ivan Ferreira, mais de 600 pessoas estão em situação de rua em Rio Branco, espalhadas por ao menos dez territórios urbanos. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos tem intensificado os trabalhos com abordagens diárias, levantamento de dados e articulação intersetorial com as redes de saúde, segurança e administração.

Na comunidade conhecida como “Matinha”, localizada no bairro Triângulo, cerca de 10 a 12 pessoas vivem em situação de rua e recebem atendimento frequente da equipe de abordagem social. O local também está sendo avaliado para a concessão de auxílio moradia (aluguel social).

Outro exemplo é o caso de Andreza Nascimento, de 28 anos, que relata ter ido para as ruas após conflitos familiares. Ela e outras vinte pessoas abrigam-se em um casebre de madeira abandonado. “É aqui que consigo descansar quando não tenho outro lugar”, disse.

Compromisso com a dignidade

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco refletem o compromisso da gestão com a dignidade, o respeito e o cuidado com os mais vulneráveis. Com políticas públicas integradas e sensíveis, a Administração Municipal busca oferecer mais que assistência: oportunidades de reinserção e cidadania.

“Esse é o nosso desafio diário: levar esperança, amparar os excluídos, sem preconceito e com dignidade”, concluiu Ivan Ferreira.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tranferido para Minas Gerais Bebê que sofreu queimaduras em hospital

Marcio Nunes

Mais 200 vagas foram abertas para casamento coletivo na Expoacre Juruá

Jamile Romano

Polícia Militar do Acre fará a segurança em 662 locais de votação neste domingo

Raimundo Souza

Câmara aprova urgência do PL da Anistia e votos da bancada acreana revelam divisão

Kevin Souza

Governo do estado emite nota sobre operação da PF na Secretaria de Habitação do Acre

Marcio Nunes

Hosmac abre programação do Setembro Amarelo com foco no diálogo e na valorização da vida

Redacao