O arquivo público de Rio Branco, situado nas proximidades da corrente, no Segundo Distrito, recebeu nesta terça-feira (15), uma visita de alunos do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), em uma atividade educacional que teve como tema a importância da gestão e guarda documental.
A visitação, realizada no âmbito da disciplina de Arquivologia, foi guiada pela única arquivista da cidade, professora Elizanilde Alves, Especialista em Gestão de Documentos e Informações e pela chefe do arquivo Gleidiane Souza e contou com a presença do secretário municipal de Gestão Administrativa, Marcus Lucena, que fez a abertura do encontro e discursou sobre a relevância do acervo público para a história e organização do município.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do arquivo municipal, tanto física quanto digital, e aprenderam sobre os processos que envolvem a preservação dos documentos oficiais. A professora Eliza fez uma explanação detalhada sobre o manuseio e a organização do arquivo, destacando a importância do trabalho dos arquivistas na preservação da memória institucional e histórica da cidade.
“Este é um momento significativo para a educação e para a gestão pública. O trabalho de preservação documental não é apenas sobre arquivologia, mas sobre garantir que a história de nossa cidade e suas decisões administrativas fiquem registradas e acessíveis para as futuras gerações. A visita de hoje representa o empenho da gestão municipal em promover a transparência e a valorização da memória institucional”, afirmou o secretário Marcus Lucena.
A ação faz parte de um esforço mais amplo da Prefeitura de Rio Branco para modernizar e ampliar o acesso à documentação pública. Recentemente, o Prefeito Tião Bocalom assinou o decreto que institui o Arquivo Público Digital Municipal, após 15 anos sem uma ação oficial nesse sentido. Este novo arquivo digital será responsável pela preservação da história da cidade, organizando e facilitando o acesso aos documentos históricos e administrativos de Rio Branco.
[Assessoria]

