23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco rebate denúncia de vereador sobre compra de mosquitos transgênicos para combate à dengue

Publicado em 29/01/2025

Uma denúncia protocolada pelo vereador André Kamai (PT) nessa segunda-feira (27), no Ministério Público do Estado e no Tribunal de Contas, gerou reações da Prefeitura de Rio Branco, nesta terça-feira (28). O parlamentar questiona a compra, no valor de R$ 4,5 milhões, feita pela gestão municipal para a aquisição de mosquitos geneticamente modificados, conhecidos como “Aedes do Bem”.

Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, defendeu a iniciativa, afirmando que o “Aedes do Bem™ é uma solução biológica inovadora, segura e eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

“A eficácia do método já foi comprovada em municípios como Piracicaba e Indaiatuba, que registraram redução de até 96% da população do mosquito nas áreas tratadas”, explicou o secretário.

O secretário ressaltou ainda que o processo de contratação da remessa piloto obedeceu rigorosamente aos critérios legais e foi acompanhado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM). Ele também informou que, em dezembro de 2024, diante da ameaça iminente de surtos de arboviroses, foi realizada uma reunião de alinhamento com a empresa distribuidora do material, com o objetivo de repactuar as entregas em lotes, respeitando as datas de validade do produto.

“As compras foram realizadas por meio de um distribuidor autorizado, e não diretamente com o fabricante”, enfatizou.

O secretário também rebateu acusações que circulam nas redes sociais, as quais, de acordo com ele, induzem a população a acreditar que houve irregularidades no processo. Em dezembro, a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado anunciaram, em coletiva de imprensa, uma série de ações de combate ao Aedes aegypti, incluindo a adesão à mobilização nacional contra o vetor. Desde o dia 15 de janeiro, equipes do governo do Estado também acompanham os trabalhos realizados na capital. O próprio governo federal, como estratégia, adotou o uso de insetos estéreis em comunidades indígenas.

Rennan afirmou que a saúde da população é prioridade para a gestão municipal e que a prefeitura seguirá comprometida em implementar medidas efetivas e responsáveis para enfrentar os desafios impostos pelas arboviroses. Ele também garantiu que o material ainda não foi exposto ao meio ambiente.

“Esse material não foi ainda exposto ao meio ambiente. Nós estamos trabalhando com um cronograma porque é uma tecnologia nova, um controle biológico. Então requer que a gente tenha uma dinâmica tecnicamente robusta para que ele apresente os resultados esperados. Esse processo foi realizado no ano passado, obedecendo todo o rito legal. Foi dada a ordem de entrega do produto e o pagamento foi realizado pela gestão na época”, concluiu Rennan.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC obtém condenação de réu por morte de mototaxista em Rio Branco

Jamile Romano

Governo, Conselho Regional e parceiros realizam 5º Summit Contábil, com foco no setor público

Redacao

Mazinho nega irregularidades em emendas Pix e vai à CGU em busca de esclarecimentos

Kevin Souza

Governo do Acre recebe delegação da Unesco para visita técnica de alinhamento do Programa de Resiliência Socioambiental

Raimundo Souza

Governo tentar diminuir impacto da seca com instalação de filtros de água potável em comunidades de áreas protegidas

Marcio Nunes

O servidor acordando hoje com a segunda metade do 13º na conta

Raimundo Souza