25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza quarta ação de entrega de agasalhos para pessoas em situação de rua

O inverno começou oficialmente na última sexta-feira (21), e vai até o dia 22 de setembro, com dias mais curtos, noites mais longas e temperaturas mais baixas, especialmente nos meses de junho e julho, na capital acreana. Nesse período de frio, há um aumento considerável nas campanhas de doação de agasalhos. O inverno é uma estação particularmente desafiadora para as pessoas em situação de rua. A combinação de temperaturas baixas, condições meteorológicas adversas e dormir nas ruas aumenta significativamente os riscos para essa população vulnerável. A exposição prolongada ao frio pode levar à hipotermia, uma condição potencialmente fatal, onde a temperatura corporal cai perigosamente. Sintomas incluem tremores, confusão mental e perda de coordenação. Em condições extremas, esse estado pode levar à morte.

Com o intuito de despertar nas pessoas a necessidade de olhar para o próximo e levar ajuda a pessoas em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, intensificou suas ações de assistência social, nessa terça-feira (24), com a quarta mobilização para a entrega de agasalhos, cobertores e lençóis às pessoas em situação de rua. Com a temperatura à noite chegando a 16ºC e sensação térmica de 14ºC, e a madrugada registrando uma sensação térmica de apenas 12ºC, a ajuda foi mais do que necessária.

A emoção tomou conta da ação: ao ver as equipes de assistentes sociais percorrendo as ruas, levando proteção e calor humano, foi impossível não perceber a importância daquele momento. Para muitos, o cobertor entregue não era apenas um pedaço de tecido, mas um símbolo de esperança e acolhimento. Foi um gesto de humanidade em meio à situação que muitas pessoas vivem, um lembrete de que, apesar das adversidades, ninguém precisa enfrentar o frio sozinho.

“Não é apenas sobre agasalhos ou cobertores. É sobre restaurar a dignidade e o olhar para o outro”, disse emocionado o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira. “Quando distribuímos esses itens, não estamos apenas dando algo material, mas transmitindo afeto e cuidado. Estamos, de fato, dizendo: ‘você é importante’.”

[Assessoria]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sine Acre oferece 48 vagas de emprego em Rio Branco, com oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência

Kevin Souza

Sebrae realiza Mutirão de Crédito para pequenos negócios do Alto Acre

Redacao

Projeto de Alan Rick visa aumentar teto de receita para Microempreendedores Individuais

Jamile Romano

BR 364: Fila de veículos só cresce na travessia do Rio Caeté próximo à Sena Madureira

Raimundo Souza

Melhorias na infraestrutura do Sistema Público de Comunicação e valorização da produção jornalística local marcam gestão da Secom em 2024

Raimundo Souza

Servidores da Educação de Rio Branco oficializam greve em ato em frente à Prefeitura

Jamile Romano