25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza primeira formação do Plano de Combate às queimadas com a tenda de umbanda Luz da Vida

Publicado em 12/05/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início no último sábado (10) a formação de multiplicadores ambientais que irão atuar no Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas.

A primeira instituição a participar da iniciativa foi a Tenda de Umbanda Luz da Vida, resultado de uma articulação realizada durante o mês de abril com representantes de diferentes expressões religiosas. A proposta da prefeitura é construir uma rede de conscientização ambiental com o apoio de lideranças comunitárias e espirituais, reconhecendo o papel fundamental que as casas de fé exercem junto à população.

Durante o encontro, os participantes refletiram sobre temas como biodiversidade, desmatamento, mudanças climáticas, políticas públicas e a importância de se enxergar como parte do meio ambiente. A formação também contou com um momento musical especial, unindo o músico da Escola de Educação Ambiental, David de Menezes e a curimba da Tenda, em uma vivência que entrelaçou espiritualidade e educação ambiental.

Maria Meirelles, mãe pequena da Tenda de Umbanda Luz da Vida, celebrou a iniciativa. “A força da nossa religião está na natureza. Para a gente, essa aula é muito pertinente”, afirmou.

Para Luzimar Oliveira, diretora da Escola de Educação Ambiental, envolver as instituições religiosas no processo de formação amplia o alcance das ações e fortalece o vínculo com a comunidade.

“Nosso objetivo é criar pontes. As casas de fé têm um poder mobilizador enorme e são espaços de confiança. Quando falamos de meio ambiente nesses lugares, estamos promovendo uma mudança real, que parte do afeto e do pertencimento”, destacou.

A ação marca o compromisso da gestão municipal em promover estratégias de educação ambiental integradas à diversidade cultural e espiritual de Rio Branco, aproximando o poder público da sociedade civil na defesa do meio ambiente.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pequenos negócios de Sena Madureira recebem apoio do Sebrae em Feira do Consumidor

Jamile Romano

MPAC leva Projeto Txai e OBSGênero ao Festival Cultural Mani Huxi nas terras indígenas Katukinas

Jamile Romano

Corpo de delegado da PF encontrado sem vida chega ao Morada da Paz sob forte comoção de familiares

Jamile Romano

Polícia Civil do prende homem acusado de estuprar enteada de 12 anos em Acrelândia

Kevin Souza

Comitê Global de Povos Indígenas e Populações Tradicionais debate avanços e desafios na implementação de políticas públicas ambientais durante GCF

Jamile Romano

Energisa orienta sobre como identificar desconto da tarifa social na conta de energia

Jamile Romano