24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza oficina de origami e palestra sobre saúde e meio ambiente na OCA

Como parte das atividades do mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu, nessa terça-feira (10), duas ações educativas no Centro de Atendimento (OCA) de Rio Branco: uma oficina de origami e uma palestra com o tema “Como os impactos ambientais podem afetar a sua saúde”.

As ações foram conduzidas pela Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal e fazem parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal e a OCA, que prevê uma série de atividades ao longo de 2025, voltadas à sensibilização e à formação ambiental de servidores e cidadãos.

Durante a manhã, a oficina de origami trabalhou o reaproveitamento de resíduos de papel, estimulando a criatividade e a reflexão sobre o consumo consciente. Já no período da tarde, a palestra abordou os efeitos das mudanças climáticas e da poluição sobre a saúde da população, com foco especial na realidade amazônica e urbana de Rio Branco.

Para Janaína Marques, chefe do Departamento de Gestão de Pessoas e Capacitações da OCA, a parceria com a prefeitura tem como objetivo integrar o cuidado com o meio ambiente à cultura institucional dos órgãos públicos e ao cotidiano dos cidadãos.

“A população acreana tem sofrido muito com a fumaça, as alterações climáticas e outros efeitos resultantes do comportamento humano. A proposta de inserir a educação ambiental no ambiente da OCA visa incentivar práticas sustentáveis, tanto entre os servidores quanto entre os usuários dos nossos serviços. São pequenas mudanças diárias que podem gerar grandes impactos positivos no meio ambiente”, explicou.

A secretária adjunta de Meio Ambiente, Charlene Lima, reforçou a importância de discutir a relação entre saúde e meio ambiente, especialmente diante dos efeitos das queimadas urbanas.

“Sabemos que a fumaça gerada por queimadas em áreas urbanas agrava doenças respiratórias e afeta especialmente crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Promover educação ambiental é também cuidar da saúde pública. É um compromisso da gestão municipal, prevenir esses impactos por meio da informação e da conscientização”, evidenciou.

A palestra foi transmitida, ao vivo, para as demais unidades da OCA no estado. A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com a construção de uma cidade mais sustentável, saudável e informada.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Abertas inscrições para vagas residuais de cursos técnicos e superiores no campus Rio Branco

Jamile Romano

Sefaz promove alinhamento institucional durante 5º Encontro Regional da Fazenda Estadual em Feijó

Marcio Nunes

Bocalom discute reforma tributária, impostos e novas exigências para municípios em reunião da CNM

Marcio Nunes

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens do Acre em busca do primeiro emprego

Kevin Souza

Curso de Agricultura Familiar é oferecido para detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco

Raimundo Souza

Maioria da população de Rio Branco pretende presentear no Dia das Mães, aponta pesquisa da Fecomércio-AC

Marcio Nunes