25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco realiza limpeza nas ETAs para garantir qualidade da água distribuída à população

Manutenção nas Estações de Tratamento de Água I e II em Rio Branco, remove sedimentos acumulados e assegura eficiência no processo de purificação

Com o objetivo de assegurar a qualidade da água consumida pelos moradores da capital, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Departamento de Água e Esgoto (Saerb), realizou esta semana, uma limpeza completa nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II.

De acordo com Éder Franco, engenheiro de manutenção da autarquia, o procedimento foi necessário devido ao acúmulo de sedimentos nas etapas de decantação, canaletas e colmeias, estruturas fundamentais no processo de purificação da água.

Limpeza nas ETAs VAL 3
“O procedimento foi necessário devido ao acúmulo de sedimentos nas etapas de decantação, canaletas e colmeias, estruturas fundamentais no processo de purificação da água”, explicou Éder. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“A gente faz essa limpeza porque a turbidez alta traz muito sedimento, as partículas suspensas, aí vai acumulando sujeira lá. Mesmo reduzindo a vazão, vai acumulando sedimento nas duas ETAs. Então, os nossos técnicos observam a turbidez. O primeiro procedimento é reduzir a vazão, tentando equilibrar o tratamento e manter a qualidade. Se mesmo assim não for suficiente, os químicos e técnicos calculam o ajuste ideal para garantir a eficiência do processo”, explicou o engenheiro.

As equipes enfrentaram cerca de dez dias consecutivos de alta turbidez na água bruta, provocada pelas chuvas que atingiram os principais afluentes, como o Riozinho do Rola e o Rio Xapuri. Esses rios acabam carregando uma grande quantidade de material orgânico e partículas em suspensão, o que exige maior controle no processo de tratamento.

Limpeza nas ETAs VAL 1
As equipes enfrentaram cerca de dez dias consecutivos de alta turbidez na água bruta, provocada pelas chuvas que atingiram os principais afluentes. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Durante a limpeza, foi feita a retirada completa dos resíduos acumulados nas estruturas internas das ETAs, especialmente nos decantadores, colmeias e canaletas, locais onde ocorre a separação dos sedimentos da água.

“Quando nós terminamos a limpeza da ETA I, imediatamente colocamos a vazão para 600, que é o limite máximo dessa unidade. A ETA II trabalha com vazão de até 1.050 litros por segundo. No entanto, só atingimos a capacidade máxima quando o manancial está com a água menos turva. Se houver muitos sedimentos, precisamos reduzir a vazão, pois o nosso objetivo é ofertar água com qualidade, não apenas quantidade. A aparência da turbidez é um indicativo, mas também existem fatores químicos que precisam ser controlados”, destacou Éder Franco.

A ação faz parte das medidas contínuas adotadas pela Prefeitura de Rio Branco para garantir o abastecimento seguro e a qualidade da água distribuída à população.

 

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Crimes eleitorais: PF cumpre mandados em Rio Branco e Sena

Jamile Romano

Prazo de inscrição para processo seletivo simplificado da Educação é prorrogado até 4 de fevereiro

Jamile Romano

Crise do Plano Safra amplia atritos do governo com o agro e põe ministro na berlinda

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli participa de aula inaugural de 50 novos agentes socioeducativos

Marcio Nunes

Em Meio a um “Mar de Fé”, Prefeito Tião Bocalom Participa da Procissão do Círio de Nazaré 2025

Raimundo Souza

Educação abre inscrições para seleção de agentes de governança territorial do Novo Pronacampo

Redacao