Atualizada em 27/05/2025 15:31
Buscando fortalecer o vínculo entre município e sociedade, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Deusimar Pinheiro, localizada no bairro Placas, realizou nesta terça-feira (27), no Horto Florestal, uma ação alusiva ao Dia das Mães.
A iniciativa teve como foco o grupo de idosos da unidade, intitulado “Mais Vida”, que conta com a participação de aproximadamente 40 pessoas idosas. O evento proporcionou aos participantes atividades aeróbicas, manicure, design de sobrancelha, corte de cabelo e aplicação de maquiagem.
Segundo a coordenadora do UBS, Antônia Melo, o grupo se reúne todas as terças-feiras na quadra Raimundo Melo, para realizar atividades aeróbicas e lúdicas, além de passeios nos parques da capital. A gestora destacou a importância dessa atividade.
“É muito importante porque os idosos, na maioria das vezes, ficam em casa e ociosos. A gente fazendo esses eventos com essas atividades tira eles um pouco da rotina de estar diretamente em casa. Eles aproveitam a diversão que trabalha a mente e o corpo. Além de interagirem com outros idosos dentro da comunidade.”
Para Osvaldo do Nascimento, aposentado e frequentador do grupo há mais de 3 anos, desde que ingressou no Mais Vida sente que sua vida social tem sido outra, com mais amigos e mais saudável. O idoso destaca que está envelhecendo da melhor forma.
“Eu já realizei muita coisa depois que entrei no grupo. As coordenadoras do grupo são boas para a gente, elas nos levam para passear em vários lugares. Só tenho que agradecer.”
Dona Francisca Josélia, de 86 anos, disse que apesar da idade avançada, ainda se sente muito disposta para comparecer a todos os encontros de terça-feira. Pois, segundo ela, esse é o momento que ela tem para socializar com os colegas do grupo.
“A gente em casa fica muito cansado e, ao vir, fazemos várias atividades físicas, por isso eu fico feliz. Elas dizem que a minha idade já está avançada, mas eu faço questão de continuar e fazer do jeito que eu puder. É importante demais, e quem bem souber, faz caminhada e atividade física. Nós fazemos muito, temos a nossa estrutura e não devemos deixar o tempo passar. Eu tenho 86 anos e sou a mais nova do grupo.”
Ao todo sete profissionais, entre educador físico e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), atuam diretamente com as atividades do grupo que em conjunto com a unidade de saúde, através da estrutura de demais profissionais, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e outros, oferecem atendimento aos participantes.
[Assessoria]