26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco promove capacitação sobre acolhimento e combate à discriminação

Publicado em 13/06/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil promoveu na manhã desta sexta-feira (13), uma capacitação voltada à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de discriminação, no ambiente público. O evento foi realizado na sala de reuniões da sede da prefeitura e contou com a colaboração institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).

A iniciativa faz parte da política municipal estabelecida pelo Decreto nº 1.500, de 31 de março de 2025, que visa assegurar um ambiente de trabalho saudável, seguro e respeitoso para todos os servidores e cidadãos. O decreto instituiu a Comissão de Acolhimento e Assistência Psicossocial (CAAP), composta por servidores efetivos, responsável pelo acolhimento e apuração de denúncias relacionadas a práticas de discriminação.

A coordenadora da Comissão, Conceição Andrade, salienta que a iniciativa tem como intuito, preparar os servidores para atuarem com mais sensibilidade, respeito e eficiência no acolhimento à população que enfrenta qualquer forma de violência ou discriminação no âmbito do município.

“A Prefeitura de Rio Branco está, mais uma vez, saindo na frente, criando mecanismos de proteção e escuta ativa para garantir dignidade e apoio a quem mais precisa”, destacou a coordenadora.

Com o objetivo de fortalecer a atuação da CAAP, a prefeitura contou com a parceria do TJAC, especialmente da Comissão de Enfrentamento ao Assédio no 1º Grau de Jurisdição, presidida pela juíza de Direito, dra. Evelin Bueno. A capacitação, ministrada pela magistrada, abordou experiências práticas e estratégias adotadas pelo Judiciário no enfrentamento ao problema.

A participação da juíza Evelin Bueno foi autorizada pelo presidente do TJAC, desembargador, Laudivon Nogueira, e simboliza o compromisso conjunto entre as instituições públicas em promover ambientes de trabalho mais justos e inclusivos.

De acordo com o secretário Valtim José, o objetivo principal é qualificar os servidores não apenas para lidar com os colegas de trabalho, mas, principalmente, para oferecer um atendimento humanizado e eficiente à comunidade.

“Essa capacitação é uma recomendação do nosso prefeito, Tião Bocalom. Ele sempre nos orienta a preparar os servidores para atender bem, sem discriminar ninguém. Isso é fundamental para valorizarmos tanto os trabalhadores, quanto a população”, destacou.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petecão propõe Lei Orgânica Nacional das Polícias Penais e presidirá frente parlamentar em defesa da categoria

Marcio Nunes

Com participação do Acre, 6º Seminário Nacional de Trabalho no Sistema Penal é finalizado

Marcio Nunes

Sine: Acre oferece mais de 100 vagas de emprego nesta quarta-feira; veja como se candidatar

Kevin Souza

Ufac discute criação do curso de Arquitetura e Urbanismo

Jamile Romano

Ministério da Saúde destina quase R$ 4 milhões para municípios do Acre; confira os repasses

Jamile Romano

Aviões quase batem durante taxiamento no Aeroporto Internacional de SP

Kevin Souza