Atualizada em 27/05/2025 18:30
A Prefeitura de Rio Branco marcou presença na abertura oficial do Censo Escolar 2025, realizada na manhã desta terça-feira (27), no auditório da Estácio Unimeta. O Censo Escolar tem como objetivo traçar um perfil detalhado da educação no país, auxiliando municípios, estados e o governo federal na melhor aplicação dos recursos públicos.
De acordo com o coordenador municipal do Censo Escolar em Rio Branco, Hildervaldo Dourado, o levantamento vai além da qualidade do ensino, também avaliando a inclusão educacional, orientando os gestores públicos para direcionar os investimentos onde são mais necessários.
“O Censo Escolar coleta dados das nossas escolas municipais, incluindo a matrícula inicial, que é a primeira etapa do censo. Com essas informações, conseguimos captar recursos importantes para a educação, como Fundeb, PDDE, transporte e alimentação escolar, entre outros”, explicou Hildervaldo.
Os dados de 2024 mostraram um crescimento no número de matrículas na capital acreana, que chegou a 21.800 alunos. Destaca-se também o aumento significativo na educação especial, que registrou 2.725 estudantes em Rio Branco.
Para o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Alysson Bestene, o avanço nos números reflete os investimentos realizados pela gestão, tanto na infraestrutura quanto na valorização dos profissionais da educação.
“O prefeito Tião Bocalom, que também é professor, sempre priorizou a educação. Investimos em tecnologia, ampliação e reforma de salas, e na valorização dos professores. Isso reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido às nossas crianças”, afirmou o titular da pasta.
O prefeito Tião Bocalom, presente na abertura do evento, reforçou o compromisso da sua gestão com a educação e destacou a importância do Censo Escolar para direcionar recursos federais de forma eficiente.
“Desde o início da minha gestão, priorizo a educação. Minha experiência como professor e gestor mostra que um modelo eficiente traz qualidade. O Censo Escolar é fundamental para indicarmos onde investir e garantirmos o repasse de verbas do governo federal”, afirmou o prefeito.
O Censo Escolar 2025 vai analisar dados como número de matrículas, frequência, desistência, notas e abandono escolar, abrangendo educação infantil, jovens e adultos, ensino especial, nas redes pública e privada. A previsão é que o levantamento seja concluído até o final de junho.
[Assessoria]